tag:blogger.com,1999:blog-8810054.post5701585660635140785..comments2023-11-02T09:23:23.821+00:00Comments on 4R - Quarta República: Sorrisos no barroPinho Cardãohttp://www.blogger.com/profile/06299521140721928195noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-32293676832098365922013-12-18T18:38:57.373+00:002013-12-18T18:38:57.373+00:00É verdade, Margarida, uma pessoa até estranha a bo...É verdade, Margarida, uma pessoa até estranha a boa disposição assim exibida!Suzana Toscanohttps://www.blogger.com/profile/16006796622401430678noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-40275872909083985122013-12-18T16:48:40.352+00:002013-12-18T16:48:40.352+00:00Suzana
Os bonecos de barro da Claudia estão em con...Suzana<br />Os bonecos de barro da Claudia estão em contra corrente com o que agora nos põem à frente para ver. A alegria e a boa disposição estão tantas vezes à nossa frente, não as vemos. Com tantos sorrisos como se pode resistir? Não se pode, a Claudia sabe bem que assim é!Margarida Corrêa de Aguiarhttps://www.blogger.com/profile/00059595489788215247noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-19460727317142710172013-12-18T15:21:41.463+00:002013-12-18T15:21:41.463+00:00A ela não a conheci, ou não me lembro, mas dele si...A ela não a conheci, ou não me lembro, mas dele sim, fui lá várias vezes, conversava sem pressa enquanto ia moldando as suas figuras. Tenho algumas das suas esculturas em barro, parecem em movimento, são lindissimas. Tem razão, tal como os livros, os quadros e as esculturas, o traço da personalidade de quem os criou está lá.Suzana Toscanohttps://www.blogger.com/profile/16006796622401430678noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-4047157473237895622013-12-18T13:43:28.626+00:002013-12-18T13:43:28.626+00:00Por diversas vezes tive a sensação de encontrar na...Por diversas vezes tive a sensação de encontrar nas fisionomias das esculturas, traços dos que as executaram. Com a pintura, verifico o mesmo. Penso que, sem querer e sem a consciência real ou tridimensional da própria anatomia facial, o autor retrata-se nas peças que executa, sobretudo aos seus traços mais impressivos. Lembra-se a cara Drª Suzana do Mestre João Franco, do Sobreiro de Mafra? Visitei algumas vezes a sua "aldeia" e adquiri também algumas peças. Lembro-me também da sua figura e da figura da mulher, que o ajudava na olaria. E várias vezes me quedei com um dos seus "bonecos" na mão e o olhar a saltitar entre o mestre e a obra. As semelhanças na maioria dos casos eram evidentes; nas figuras masculinas, ele, nas figuras femininas, ela.<br />Bartolomeuhttps://www.blogger.com/profile/08050771950264834903noreply@blogger.com