tag:blogger.com,1999:blog-8810054.post8859739670102720920..comments2023-11-02T09:23:23.821+00:00Comments on 4R - Quarta República: Memórias de um processo insanoPinho Cardãohttp://www.blogger.com/profile/06299521140721928195noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-76858173256437732792012-03-26T18:16:24.307+01:002012-03-26T18:16:24.307+01:00INSANO e CRIMINOSO.
INSANO porque ninguem no univ...INSANO e CRIMINOSO.<br /><br />INSANO porque ninguem no universo potecial de viajantes Madrid-Lisboa, deixaria de viajar por só ter a alternativa avião (mais rápida e barata) para se deslocar, (para além do carro claro, e não estou a ver ninguém vir fazer férias a Portugal e não trazer carro). Admito que uma minoria optaria - uma vez apenas- pelo TGV para experimentar, mas logo se converteria ao avião.<br /><br />CRIMINOSO, porque tudo não passou de uma artimanha para encher os bolsos das empresas e pessoas que giravam à volta deste negócio. A prova: A REFER demorou DOIS ANOS a informar o Tribunal de Contas (comunicado de 24-03-2012) das questões que lhe eram postas, o que assim justificaria os mais de trezentos milhões que a Soares da Costa vem "agora" exigir deste governo.<br />Uma malandragem esta gente. E ninguém vai preso...Unknownhttps://www.blogger.com/profile/09372668837545372705noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-47072252854238704712012-03-24T07:24:27.393+00:002012-03-24T07:24:27.393+00:00Este comentário foi removido pelo autor.MILHAFREhttps://www.blogger.com/profile/02257541803769179433noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-42716086878842536822012-03-23T19:48:23.180+00:002012-03-23T19:48:23.180+00:00Caro Ferreira de Almeida, aponta algo sobre as PPP...Caro Ferreira de Almeida, aponta algo sobre as PPP que vejo com preocupação e que realmente é o que tem acontecido em Portugal indo-se deitar fora o bebé com a água do banho. As PPP são formas válidas de financiamento de infra-estruturas de transportes? São, claro que são. Podem aplicar-se a tudo o que se construa? Evidentemente que não. São aplicaveis nuns casos, não o são noutros. E o que é mais, há infinitas possibilidades para um contrato de PPP. Ou seja, adequam-se a uns casos e não a outros e naqueles a que se adequam há que cuidar de usar o modelo de PPP adequado e não um qualquer aleatório. O grande problema das PPP em Portugal tem sido serem usadas não como financiamento de transportes mas sim como desorçamentação e como se não fosse pouco, à toa, sem minimamente adequar caso a caso. Claro que deu asneira e agora a posição da opinião publica vai no sentido de banir as PPP, ou seja, vai água, vai bebé e nem o patinho de borracha escapa.<br /><br />Quanto à valia da AV e os seus benefícios, como já tenho dito, nunca houve nenhum projecto de transportes tão avaliado em Portugal. Conheço e li com atenção todos os estudos e apenas num (precisamente o que deu pé à história de Lisboa ser praia de Madrid) consegui descobrir brincadeiras com números. Muito vergonhosas, aliás, enfim. A salientar que os estudos foram feitos por consultoras internacionais de grande reputação e com clientes relevantes como por exemplo o Department of Transportation Americano ou o Banco Mundial. Por exemplo uma das coisas demonstradas (e, enfim, até empiricamente se chega lá embora as analises de sensibilidade sirvam para a quantificação rigorosa do fenómeno) é que um tempo de viagem de 4h ou 4h30 de Lisboa a Madrid é inutil dado não atrair passageiros bastantes e o que é mais, não atrair os passageiros de alto yield que são os que mais interessam, até. Um dos erros da discussão é que nesta coisa da AV tem-se partido na opinião publica do fim para o principio. A velocidade não é um objectivo em si. O tempo de viagem sim, é-o. E consoante o tempo de viagem que se necessita assim se adequa a velocidade.<br /><br />Chegamos agora à oportunidade do investimento e isso eu também sei que a ocasião é péssima. É-o agora e é-o há muito tempo. Tendo porém por base todo o historial do processo e os compromissos assumidos o problema virou-se para como os reverter sem fortissimas penalizações para o Estado Português e esse "como" é que nunca vislumbrei. As pressões que vêm sendo exercidas pela UE sobre Portugal quanto ao tema testemunham bem esta questão da possibilidade de agora anular tudo... ou a falta dela.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-37994566060244141132012-03-23T18:58:55.188+00:002012-03-23T18:58:55.188+00:00Muito bem dito, caro Ferreira de AlmeidaMuito bem dito, caro Ferreira de AlmeidaPinho Cardãohttps://www.blogger.com/profile/06299521140721928195noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-52587921840892510812012-03-23T18:51:49.505+00:002012-03-23T18:51:49.505+00:00Meu caro Zuricher, a questão da Alta Velocidade e ...Meu caro Zuricher, a questão da Alta Velocidade e a sua valia para o desenvolvimento do País foi abundantemente discutida aqui no 4R, aliás com o excelente contributo dos seus sábios comentários, repletos de informação e de ponderada reflexão sobre dados, e não sobre especulação.<br /><br />O chumbo do TC, que aliás não constituiu surpresa para ninguém, é mais um episódio do processo que se foi tornando cada vez mais insano. De passagem, sobre o acórdão do TC digo que se baseia numa jurisprudência de preconceito contra a figura das PPP, olhando para o fenómeno pelo seu lado patológico, o que desde logo vicia os resultados. Mas é o que é "social e politicamente correto" e o TC não é neutro na avaliação "do que está a dar". O que aliás é muito caraterístico de um tribunal que nos tem habituado a julgar segundo critérios de mérito e não de legalidade objetiva e estrita. Mas isto são contas de outro rosário...<br /><br />Voltando ao tema que o post sugere, o processo tornou-se insano pois, numa altura em que se tornava já claro (a Dra Manuela Ferreira Leite, por exemplo, denunciou isso com muita clareza) que a componente de investimento público agravaria extraordinariamente o déficite e a dívida, as razões apresentadas para o avanço do projeto, para a inauguração de estações virtuais, testes de carga do outro lado da fronteira e apressada celebração do contrato, eram do jaez das que se colhem no video. <br /><br />Nem mesmo a consistência dos estudos que garantiam um retorno fantástico do esforço publico conseguiu ser auditada ou demonstrada com credibilidade, ficando das poucas explicações o sabor que tiveram as declarações de Futre quando prometia charters repletos de chineses se o grande SCP investisse no melhor jogador chinês...<br /><br />Com tudo isto se obnubilou a resposta séria a questões fundamentais. Portugal precisa do TGV? Pode ou deve ficar de fora da rede europeia de alta velocidade, marginalizado e satisfeito com um comboio que faz 200-250Km "que também é uma velocidade alta" como dizia ontem o comissário europeu a acreditar a imprensa?<br /><br />Não sei, com franqueza. Mas se a resposta correta do ponto de vista do interesse nacional for: "não, não podemos ficar mais periféricos do que já somos", uma coisa para mim é segura - neste momento, ainda que o contrato fosse visado, o país não teria condições para dar prioridade a este investimento e a investimentos como este. <br /><br />Salvo se a Europa, claro está, estivesse disposta a alterar o paradigma do apoio a projetos transeuropeus (o que defendo, por exemplo, na área do ambiente, para a Rede Natura)e se responsabilizasse pela integralidade componente pública da linha de transporte de passageiros. Mesmo assim, contas teriam de ser feitas quanto ao custos v. proveitos da operação da infraestrutura e do material.<br /><br />Maçador, mas deu-me para registar...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-43965196860419473362012-03-23T18:49:40.391+00:002012-03-23T18:49:40.391+00:00PºTGV, como um crime económico - autores:
Barroso ...PºTGV, como um crime económico - autores:<br />Barroso & Sucessors, Lda.<br />Para finalizar, os dois cómicos de circunstância: o impagável Lino & o catedrático Mendonça.<br />O produto das universidades do regime: formados em Geografia, Demografia & Economia, ao nível da Independente.<br />Nada a fazer.Bmonteirohttps://www.blogger.com/profile/14556152586525652848noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-80923141549631738832012-03-23T17:26:22.930+00:002012-03-23T17:26:22.930+00:00Se o Tribunal de Contas chumbou o contracto por ir...Se o Tribunal de Contas chumbou o contracto por irregularidades cometidas na sua adjudicação não posso ter nada contra.<br /><br />A questão aqui não é a da valia da Alta Velocidade ou falta dela mas tão somente do processo pelo qual a sua construção foi adjudicada.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-25729475291406419532012-03-23T15:22:09.405+00:002012-03-23T15:22:09.405+00:00Se alguém duvidasse do país que tem, basta olhar e...Se alguém duvidasse do país que tem, basta olhar esta prova de mérito do país das elites cor de arco-íris<br /><br /> « Ex-ministro da Finanças vai para a PT<br /><br /> Fernando Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças de José Sócrates, é um dos nomes apontados pelo banco público para a administração da PT, confirmou o Expresso. »(c) P.A.S. Pedro Almeida Sandehttps://www.blogger.com/profile/18134281067728206929noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-65869372619582617142012-03-23T12:54:56.302+00:002012-03-23T12:54:56.302+00:00A pergunta do jornalista é muito boa e a resposta ...A pergunta do jornalista é muito boa e a resposta do ministro encerra responsabilidades muito grandes e insanáveis. Aquilo que ali está não engana ninguém e só é judicialmente ignorado em países como o nosso. É óbvio que a resposta indicia que esta decisão pode ter fundamentos por ora ainda obscuros.<br /><br />Deve ser por causa deste tipo de governante que a palavra "emplastro", na Wikipedia inglesa, reencaminha para "Portugal".Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-78171470152336083932012-03-23T12:32:14.429+00:002012-03-23T12:32:14.429+00:00Há também que ver que novos meios de transporte cr...Há também que ver que novos meios de transporte criam o seu próprio mercado, não se limitam a retirar mercado dos meios anteriormente existentes.<br />Ou seja, se houvesse TGV Lisboa-Madrid, madrilenos que hoje em dia não vêem a Lisboa de avião (por não gostarem de andar de avião, etc) poderiam passar a vir, de TGV.Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-22546241291915773782012-03-23T12:29:24.086+00:002012-03-23T12:29:24.086+00:00Não é necessariamente insano.
Há TGVs entre outra...Não é necessariamente insano.<br /><br />Há TGVs entre outras cidades distantes de 600 km. Há TGV Madrid-Barcelona e Paris-Munique, por exemplo. Esses TGVs concorrem, por vezes com vantagem, com aviões entre essas cidades. Por exemplo, o TGV Madrid-Barcelona tem tido muito sucesso, apesar de haver imensos aviões muito baratos entre essas cidades.<br /><br />E os madrilenos já hoje vêem às praias de Lisboa. Vêem provavelmente de avião, mas nada impede que, de futuro, pudessem vir de TGV.<br /><br />Não quero com isto dizer que viessem, mas não me parece evidente que seja uma ideia insana.Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-21057187392937620272012-03-23T11:42:00.718+00:002012-03-23T11:42:00.718+00:00Nas circunstâncias, o exemplo mais que perfeito de...Nas circunstâncias, o exemplo mais que perfeito de crime contra a economia e o bom senso. E verdadeiro atentado à inteligência. <br />E há pessoas a ser julgadas por roubarem 1 euro e 60 cêntimos!...Pinho Cardãohttps://www.blogger.com/profile/06299521140721928195noreply@blogger.com