Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Desafio à gente culta que por aqui passa

Quem frequenta este blog já deu provas de possuir uma considerável bagagem cultural.
Mas desafio em especial os nossos amigos habituais comentadores (para além, naturalmente, dos companheiros de postagem) a descobrir a que provérbios populares correspondem as mui eruditas expressões que seguem:

(1) Expõe-me com quem deambulas e a tua idiossincrasia augurarei.
(2) Espécime avícola na cavidade metacárpia supera os congéneres, revolteando em duplicado.
(3) Ausência de percepção ocular insensibiliza o órgão cardial.
(4) Equino objecto de dádiva não é passível de auscultação odontológica.
(5) O globo ocular do perfeito torna obesos os bovinos.
(6) Idêntico ascendente, idêntico descendente.
(7) Descendente de espécime piscícola sabe movimentar-se em líquido inorgânico.
(8) Pequena leguminosa seca após pequena leguminosa seca atesta a capacidade de ingestão de espécie avícola.
(9) Tem a monarquia no baixo ventre.
(10) Quem movimenta os músculos supra-faciais mais longe do primeiro movimenta-os substancialmente.
(11) Quem aguarda longamente atinge a exaustão.

Vamos lá ver quem aceita o desafio...

8 comentários:

Anthrax disse...

Eh eh eh eh... Eu não vou participar porque não quero passar por um falso génio...já conheço as soluções. :)

Anthrax disse...

Cara manta de retalhos

"O globo ocular do perfeito torna obesos os bovinos" = a qualquer coisa como "O olho do amo engorda o gado"

josé disse...

Está bem achado. Só o 2 é que me escapa, mas não tenho pretensões à genialidade...ahahaha!
Ou como disse Orlando de Carvalho, "sou suficientemente inteligente para ter a modéstia necessária".
Obviamente, vinha da parte de um convencido...

Por isso, prefiro a cantiga do Chico Buarque:

Ouça um bom conselho.
Eu lhe dou de graça.
Inútil dormir que a dor não passa.
Espere sentado
ou você se cansa
está provado que quem espera nunca alcança.

Venha meu amigo
deixe esse regaço
brinque com meu fogo venha se queimar.

Faça como eu digo
faça como eu faço
aja duas vezes antes de pensar.

Corro atrás do vento
vim de não sei onde
devagar é que não se vai longe.

Eu semeio ventos
na minha cidade
vou pra rua e pego a tempestade
vou pra rua e pego a tempestade
vou pra rua e pego a tempestade!

Anónimo disse...

O 2, meu caro José, é tão simplesmente "vale mais um pássaro na mão do que dois a voar"

O Reformista disse...

1-Diz-me com quem andas dir-te-ei quém és

2-Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

3-Lonje da vista longe do coração

4.A cavalo dado não se olha o dente.

5-Numa terra de cegos quem tem ollho é rei

6-Tal pai tal filho

7-Filho de peixe sabe nadar

8-Grão a grão enche a galinha o papo

9-Tem o rei na bariga

10-Quem ri por último ri melhor

11- quem espera desespera

Anónimo disse...

O prémio vai, definitvamente, para o António Alvim que só errou na 5. Mas há que premiar a perspicácia do Pinho Cardão que não hesitou em descobrir o autor.

Suzana Toscano disse...

Bem sei que cheguei tarde, mas tentei não fazer batota! Também não conhecia o nº 5,que me pareceu uma versão cifrada do "Quem há-de gabar a noiva senão o pai que a quer casar?" e a nº 3 parece-me corresponder ao "o que os olhos não vêem o coração não sente".
Mas o Pinho Cardão deixou-nos esmagados...

Ana M. disse...

3- Olhos que não vêem, coração que não sente.
5- O olho do dono engorda o gado.