domingo, 3 de abril de 2011

Que a festa dure até às tantas!...

Que cessem as quezílias, que a luta seja leal e que os hinos sejam cantados por todos com paz e alegria. Que todos se lembrem que o vencedor de hoje pode ser o vencido de amanhã. E o contrário. E que ganhe o melhor. E, se o resultado for azul e branco, que a festa se faça, cantando até às tantas!...

Oh meu Porto onde a eterna mocidade

Diz à gente o que é ser nobre e leal

Teu pendão leva o escudo da cidade

Que na história deu o nome a Portugal

Oh campeão, o teu passado

É um livro de honra de vitórias sem igual

O teu brasão abençoado Tem no teu Porto mais um arco triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto Porto

Quando alguém se atrever a sufocar

O grito audaz da tua ardente voz

Oh, Oh, Porto, então verás vibrar

A multidão num grito só de todos nós

Oh campeão, o teu passado É um livro de honra de vitórias sem igual

O teu brasão abençoado

Tem no teu Porto mais um arco triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto Porto,


Sou do Benfica e isso me envaidece

Tenho a genica que a qualquer engrandece

Sou de um clube lutador

Que, na luta com fervor, nunca encontrou rival

Neste nosso Portugal.

Ser Benfiquista é ter na alma a chama imensa

Que nos conquista e leva à palma a luz intensa

Do sol que lá no céu

Risonho vem beijar com orgulho muito seu

As camisolas berrantes

Que nos campos a vibrar

São papoilas saltitantes!...

Nota 1: Por mais que me esforce no sentido da igualdade, o emblema do Porto aparece sempre maior do que o do Benfica. É o destino a reconhecer a realidade das coisas.

Nota 2: Afinal, o FCPorto ganhou na Luz por 2-1. Parabéns ao novo Campeão Nacional 2010-11!

21 comentários:

  1. Esta malta está toda doida.
    O jogo ainda não teve início e já houve apedrejamento com feridos e carros estragados.
    Enquanto o futebol não voltar a ser amador e os jogadores, dirigentes e técnicos, não andarem lá por amor ao desporto e à camisola, corremos o risco de ver o desporto transformado em batalhas campais.

    ResponderEliminar
  2. O Porto vai no bom caminho, mas o Benfica é, até agora, a única formação nacional a ter sido campeã sem conhecer a derrota, marca obtida em 1972/73. Nessa época o Benfica teve apenas dois empates (2-2, com o Porto, nas Antas e 0-0 com o Atlético, na Tapadinha). Curiosamente o Benfica sagrou-se campeão à 25ª jornada com o empate nas Antas, frente ao Porto. Este ano parece que a história se está a repetir, mas ao contrário.
    O Benfica é também um dos poucos clubes que conseguiu terminar um campeonato sem perder e, mesmo assim, não ser campeão (aconteceu na temporada 1977-78), cedendo o título ao FC Porto devido à diferença de golos (81/21 – 56/11) e ambos com 51 pontos.

    Saudações benfiquistas para os amigos portistas.

    ResponderEliminar
  3. Será que todos os comentadores do 4R são benfiquistas? Não vejo ninguém a felicitar o FCP! Eu felicito-o e felicito-me...
    Grande FCP!

    ResponderEliminar
  4. Parece que C.B. leu o meu pensamento e publicou o seu comentário ao mesmo tempo!

    ResponderEliminar
  5. Perdão. Quem ganhou na Luz foi o Roberto...

    ResponderEliminar
  6. Caro Dr. Pinho Cardão,
    Não posso deixar de reconhecer a superioridade do FCP - tornado mais fácil por ser sportinguista e não benfiquista - e associar-me nas felicitações aos portistas.~
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. HUMPF!....

    (fair-play rima com gay...)

    ResponderEliminar
  8. É claro que o Porto merece os parabéns!Preferia ter visto a festa encarnada e branca, mas não tive outro remédio senão acenar a felicitar os ferrenhos portistas que ontem à noite se aglomeravam em grande gritaria ali na Av. da República.

    ResponderEliminar
  9. PORTUGAL AO NATURAL

    ... Pinto da Costa é o maior homem deste país, não tenho dúvidas. Por mim, já cumpri o meu dever: retirei da minha secretária a fotografia da minha mulher com o meu filho e coloquei lá a fotografia do senhor Pinto da Costa! Ele é o maior! Em tudo!
    Nasci na Madragoa, fique sabendo, a 50 metros da Emissora Nacional. Quero agradecer os vossos relatos. São um espectáculo! Ouvir os vossos relatos e ver a transmissão pela televisão é um espectáculo!
    O Benfica diz que tem 3 milhões de adeptos. Pois eu digo-lhe que há mais adeptos do Porto no Porto, são cerca de 90%, do que adeptos do Benfica em Lisboa, não chegam aos 50%. O Porto tem um milhão e tal de adeptos, quase dois milhões. Com o Sporting temos a maioria, segundo os censos da Federação.
    .
    Antena aberta (Antena 1) /Serviço Público
    4 de Abril de 2011

    ResponderEliminar
  10. PORTUGAL AO NATURAL - 2

    Em 1957, ..., Daniel Barbosa emite na Assembleia Nacional um extenso aviso prévio sobre o problema económico português, descrevendo-o com base na teoria do desenvolvimento. Fazendo do nosso baixo nível de vida a pedra-de-toque do seu discurso, iluatra-o com estatísticas da OCDE da FAO, com orçamentos familiares, com dietas, níveis calóricos,etc. O deputado Melo Machado, em defesa da ideia contrária, apresenta dois exemplos "incisivos", "quase fotográficos", supostamente demonstrativos da melhoria "evidente" do nosso nível de vida: "Quero referir-me ao que se despende com futebol e com excursões." Extraordinária intervenção, que provocaria a legítima incredulidade do deputado Carlos Moreira: "V. Exª. considera que, de facto, a afluência ao futebol constitui um índice de melhoria de vida?"


    História de Portugal / Direcção de José Mattoso

    ResponderEliminar
  11. De um benfiquista sereno:
    aos portistas do 4R as minhas felicitações. Fizeram um campeonato mais regular e ontem jogaram melhor, mesmo com uma má arbitragem.
    Também como benfiquista peço desculpa pela incivilidade dos responsáveis do meu clube ao apagarem as luzes no final do encontro para que as TV's não pudessem transmitir a festa portista. Lamentável!
    Quem não quer ser humilhado que jogue melhor, marque mais golos, cometa menos erros infantis e tenha mais vitórias. É simples!
    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  12. Agora sim... existem motivos de peso para tanto benfiquistas como portistas, ou até os adeptos de qualquer outro clube de futebol, ou de qualquer outra modalidade, festejar.
    O jogo que determinou a consagração do campeão, deu-nos a subida honra da visita, mesmo que fugaz, do senhor Professor David Justino.
    Saudações benfiquistas, caro Professor!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Não percebo esta tirada de David Justino : "Quem não quer ser humilhado que jogue melhor, marque mais golos, cometa menos erros infantis e tenha mais vitórias".

    Então perder um jogo de futebol por não jogar melhor, por não meter mais golos e por cometer erros infantis, é motivo para ser humilhado...? Essa agora !

    De facto, acabou por pôr o dedo na ferida. O FC Porto não joga com o Benfica para ganhar. Joga com o Benfica para humilhar ! Por isso, quem mandou apagar as luzes do estádio fez muito bem. Quem vem a nossa casa para nos humilhar que volte depressa para a sua terrinha. E já vai com muita sorte de não ir com os dentes partidos.

    E por falar em dentes, a falta de luz não evitou que um adepto deles, de dentes podres, chegasse à câmara de televisão, de risinho alarve, todo satisfeito por saber que naquele momento havia seis milhões de cabeçudos. O raio que o parta. Vá pedir dinheiro ao Pinto da Costa para tratar dos dentes .

    Eu costumava ter muito fair-play com o FC Porto. Desisti. Não merecem. Virem à minha cidade depois de dizerem que a querem ver a arder, ofendendo toda a gente que não seja do burgo deles, pôs um ponto final na minha atitude de condescendência.

    Por isso, que vão morrer longe, porque o problema deles não se resolve com vitórias no relvado. O problema deles chama-se complexo de inferioridade e eu não tenho paciência para aturar complexados.

    ResponderEliminar
  14. Eu estou para aqui a olhar para este post e para os respectivos comentários e ainda não consegui compreender qual a sua utilidade para a resolução do estado da nação.

    Compreendo, no entanto, que seja um reflexo do estado da nação mas do ponto de vista da utilidade, não consigo compreender.

    Não gosto de futebol, em geral, considero-o um desporto pouco estimulante em termos intelectuais, isto do ponto de vista do observador é claro. Do ponto de vista daquele que treina deve ser mais interessante, considerando que a criatura tem inteligência suficiente para apreciar todas as dimensões do seu trabalho.

    Sim, é verdade, no que respeita ao futebol, parto sempre do princípio que o único meio de comunicação possível é a pictórica. Reconheço que possa ser um erro, mas se eu tivesse um filho que me dissesse que queria ser jogador de futebol creio que o afogava no tanque dos patos. Se ele quisesse ser um novo Oppenheimer, ou um novo Einstein e nos tempos livres, jogador de futebol, bom com isso eu conseguiria viver. Agora... jogador de futebol ou coisa afim, só por cima do meu cadáver!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:42

    Meu caro Pinho Cardão e restantes portistas, associo-me aos que felicitam o FCP pela vitória no campeonato. Vitória merecida, consagração de um treinador que me parecia não valer um centimo furado. Os resultados provam o contrário.
    Parabéns também ao Benfica porque soube interpretar como pouco o velho brocardo "quem vier atrás que apague a luz".
    Ao Sporting, ausente desta disputa, faço votos para que, devidamente higienizado, regresse para o ano agora que parece estar já garantida a permanência...

    ResponderEliminar
  16. Caro Pinho Cardão,

    Essa d'"As camisolas berrantes
    Que nos campos a vibrar
    São papoilas saltitantes!..."

    é verdade ou é o meu amigo a gozar?

    Cumprimentos,
    Paulo
    PS: não vi o jogo, mas desta vez tive pena.

    ResponderEliminar
  17. O post está um pouco ao estilo CARLOS MENDES/FESTA DA VIDA!!!
    Foi uma grande vitória do Porto. A coisa começou mal, na rua, prometia pior para o fim, mas... talvez o apagão até tenha sido oportuno.
    Mais um título: o 25º; o 20º, desde 1978.

    ResponderEliminar
  18. Aproveito para anunciar o meu blog:
    MACHADO, JA
    (http://janpfm.blogs.sapo.pt)

    ResponderEliminar
  19. Caro JAMachado:
    Não ,não foi, caro JAMachado. O pessoal gostava de ver a festa!...
    e lá irei ao seu Blog.

    Caro Paulo:
    é mesmo verdade. Aliás, o hino do Benfica, cantado pelo tenor Luís Piçarra, há muito falecido, tinha uma enorme força, era aarrebatador e mesmo comovente. A letra está na Internet e, creio, a música também.


    Caro Anthrax:
    Grande desilusão!. Não posso crer que considere o futebol um desporto pouco estimulante em termos intelectuais!... Não acredito que uma pessoa tão inteligente e sagaz, tão sábia e criativa como a minha amiga, considere o futebol pouco estimulante em termos intelectuais!...
    Então a minha amiga desconhece a especulação filosófica que orienta as grandes estratégias e tácticas de cada jogo? A minha amiga nunca considerou a profundidade especulativa do 4x3x3 ou do 4x4x2 ou do 4x4x2 losango? E não conhece as virtualidades únicas do triângulo invertido? E não sabe que uma mudança estratégica de passar de uma defesa à zona para uma defesa homem a homem pode alterar o resultado?
    Convido-a a ver na 5ª feira o invencível Porto com o Spartack de Moscovo e deleitar-se-á com o estímulo intelectual e criativo que brota de cada jogada azul e branca.

    Caro Jorge Oliveira:
    Todos temos momentos maus. Calha a todos…

    ResponderEliminar
  20. Caro Ferreira de Almeida:

    Muito obrigado. E solidarizo-me consigo. Um leãozito mais mexidote faz sempre falta...

    Caro David Justino:
    Ora aí está um depoimento de grande realismo, força, dignidade e sabedoria. Como é próprio do meu amigo.

    Caro Bartolomeu:
    Está a ver o que faz o Porto campeão. Até faz aparecer o Prof. David Justino.
    Assim se vê a força do Ef CÊ Pê!...

    ResponderEliminar
  21. Ó Dr. PC,

    Lamento muito desiludi-lo, mas põe-se a falar em 4x3x3 e eu penso automaticamente em 36, em 4x4x2 e eu penso em 32 e no que é que isso tem a ver com losangos e triangulos é que eu não sei... Mas conheço o teorema de Pitágoras :)

    Eu posso ver o jogo na quinta-feira, mas não garanto que a minha percepção sobre a coisa se altere.

    ResponderEliminar