tag:blogger.com,1999:blog-8810054.post5208333136142701394..comments2023-11-02T09:23:23.821+00:00Comments on 4R - Quarta República: Comandante Gordon e os objectivos da 31st TFWPinho Cardãohttp://www.blogger.com/profile/06299521140721928195noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-44618304804238831782013-06-03T18:10:02.650+01:002013-06-03T18:10:02.650+01:00Pois sim, caro Bartolomeu, mas se os aviões já têm...Pois sim, caro Bartolomeu, mas se os aviões já têm alguns problemas o melhor é não os agravar com exigências que não podem dar bons resultados, ainda que assim de repente até corria tudo lindamente, o pior era a ameaça latente que ia crescendo. <br />Cato jotac, devo dizer que este caso é verídico, a acordo sobre os objectivos iniciais deu direito a reportagens nos jornais e o comandante Gordon deu uma grande contribuição para que Harvard escrevesse o caso para ser estudado. É natural que haja analogias, as situações podem ter contextos totalmente diversos mas no fundo os métodos e as consequências não variam muito. Esperemos que, à semelhança do TWF, o "caso" de que fala também fique para a história como um caso bem sucedido. Esperemos.<br />Excelente resumo, caro Margarida,mesmo parecendo simples é bastante difícil exercer essa liderança com competência, imagine agora o que sucede nos casos em que em as teses mais simples são conhecidas dos protagonistas, ou falta-lhes a experiência do comandante Gordon.Suzana Toscanohttps://www.blogger.com/profile/16006796622401430678noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-6811771945404132862013-06-03T17:15:08.122+01:002013-06-03T17:15:08.122+01:00Suzana
Projectos, planos ou medidas que não envolv...Suzana<br />Projectos, planos ou medidas que não envolvam e mobilizem as pessoas estão devotados ao fracasso. Definir objectivos sem cuidar de saber quais são e o seu grau de exequibilidade, de medir as suas consequências é um erro. Não saber comunicar e tratar de obter a adesão daqueles que são envolvidos e afectados é outro erro. Com efeito, por alguma razão a liderança faz a diferença. Sem ela não há confiança. E sem confiança as dificuldades aumentam, os erros sucedem-se, pode ser o desastre.Maria Margaridahttps://www.blogger.com/profile/14819471882718973454noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-79875695304435747052013-06-03T16:02:33.365+01:002013-06-03T16:02:33.365+01:00Ora está visto que o n/com.te Gordon passou dias d...Ora está visto que o n/com.te Gordon passou dias difíceis, carregado de dúvidas, de apreensões, mas o bom senso prevaleceu, e aquilo que era um grande dilema (mudar de rumo alterando o plano antes louvado pelos seus superiores ou continuar, sabendo que o desastre podia acontecer a todo o momento), passou a ser apenas um problema que algumas premissas éticas ajudaram a resolver.<br />É bem verdade que encontramos sempre a resposta que queremos ouvir, assim saibamos interrogarmo-nos corretamente!?. O Com.te Gordon soube-o fazer muito bem…<br /><br />Bem…vou parar por aqui, tenho aqui um voz a dizer-me que há uma certa analogia desta estória com outra estória assim: era uma vez um Vitor Gspar...<br />;)jotaChttps://www.blogger.com/profile/06850832531325809191noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-74938786049961703232013-06-03T12:25:59.132+01:002013-06-03T12:25:59.132+01:00São, efectivamente, regras de bom senso, mas que f...São, efectivamente, regras de bom senso, mas que foram tardiamente compreendidas.<br />É que os danos dos aviões já são avultadíssimos e coloca-se a dúvida se compensa mais repara-los, continuando a ser aviões velhos, com demasiado uso, asas frouxas e instáveis, motor a falhar constantemente, ou substituí-los por outros modelos.<br />Económicamente, talvez se justificasse substituílos... o problema é que os modelos disponíveis no mercado, não apresentam garantias de maior estabilidade, menor consumo e maior autonomia de voo.<br />Penso que a decisão mais acertada, tinha sido troca-los por modelos anfíbios e esquecer as manutenções.Bartolomeuhttps://www.blogger.com/profile/08050771950264834903noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-71244944415457972152013-06-03T11:10:51.478+01:002013-06-03T11:10:51.478+01:00Não sei porquê, caro Bartolomeu, na verdade são re...Não sei porquê, caro Bartolomeu, na verdade são regras de bom senso e nada mais, por muito "teorizadas" que sejam.Suzana Toscanohttps://www.blogger.com/profile/16006796622401430678noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-10865637669913818702013-06-03T08:37:13.841+01:002013-06-03T08:37:13.841+01:00«O chefe garantiu-lhe todo o apoio e na reunião co...«O chefe garantiu-lhe todo o apoio e na reunião com todos os comandantes justificou a decisão de revisão dos objectivos:"Os objectivos foram baseados num conjunto de pressupostos.»<br />«Gordon sabia que os objectivos têm que ter três características: ser mensuráveis, de modo a que todos saibam avaliar se estão bem ou mal;ser objectivos, de modo a que todos saibam o que conta;ser razoáveis, para que cada um acredite que os pode cumprir.»<br />Confesso: é demasiada areia para a minha caminéta!Bartolomeuhttps://www.blogger.com/profile/08050771950264834903noreply@blogger.com