tag:blogger.com,1999:blog-8810054.post7411148991791612364..comments2023-11-02T09:23:23.821+00:00Comments on 4R - Quarta República: Como sair do beco sem saída?Pinho Cardãohttp://www.blogger.com/profile/06299521140721928195noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-52802198360558610892008-11-18T22:10:00.000+00:002008-11-18T22:10:00.000+00:00Caro ManuelTenhamos esperança que venha a acontece...Caro Manuel<BR/>Tenhamos esperança que venha a acontecer...Margarida Corrêa de Aguiarhttps://www.blogger.com/profile/00059595489788215247noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-89606559058061126042008-11-18T09:35:00.000+00:002008-11-18T09:35:00.000+00:00Drª Margarida Correa de AguiarNeste conjunto de re...Drª Margarida Correa de Aguiar<BR/>Neste conjunto de respostas, a Drª Margarida Aguiar referiu algo que considero ser uma verdade insofismável: todos temos culpas no cartório. Não posso estar mais de acordo. Culpas que até podem dever-se a omissão, mas sempre culpas. Este reconhecimento, e o reconhecimento de que todos somos devedores de interesse e de intervenção, poderá ajudar a desbloquear impasse e encontrar caminhos. Se todos reconhecerem as suas, ou pelo menos não andarem permanentemente a acentuar as culpas dos outros, talvez venha a haver, citando-a, "“personalidade” que queira dar a mão à palmatória", e seguir em frente.MChttps://www.blogger.com/profile/10921918642088112281noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-49906933607207368892008-11-17T21:17:00.000+00:002008-11-17T21:17:00.000+00:00Caro BartolomeuO extremar de posições, com o "quer...Caro Bartolomeu<BR/>O extremar de posições, com o "quero, posso e mando" da ministra da educação e o aproveitamento dos sindicalistas para reforçar os seus poderes de classe, conduziu o País a uma situação indesejável. Não há aparentemente uma resposta para a questão de saber como vamos sair desta crise, sendo certo que a avaliação do desempenho é efectivamente necessária. Aqui não pode haver cedências. Os professores afirmam que também querem ser avaliados. Porquê então esta guerra?<BR/>Caro MJP<BR/>O conflito está, como refiro no meu post, num ponto a que nunca deveria ter chegado, com ambas as partes a medir forças e com crescendo de resposta de uma parte à resposta da outra parte.<BR/>Ninguém vai querer ceder. Não há “personalidade” que queira dar a mão à palmatória. Ambas as partes, mantendo-se os actuais responsáveis de um lado e do outro, terão que ceder com a preocupação de que a opinião pública não percepcione que um dos lados tenha ganho ou perdido. Vai ser muito difícil...<BR/>Caro jotaC<BR/>É um atestado de incompetência que passamos ao País quando, depois de tantas reformas e outras tantas contra-reformas, continuamos sem conseguir fazer as mudanças necessárias. É muito preocupante que não acertemos num caminho de progresso. <BR/>Caro António Fiúza<BR/>Não só, mas também...<BR/>Caro Manuel<BR/>Pertinente comentário o seu sobre a "indústria" das explicações. Uma actividade em franca expansão, clandestina como convém, à margem das estatísticas e dos impostos. E com o andar da carruagem o seu futuro é promissor. E sabe-se lá com que sacrifícios para muitos pais...<BR/>Caro Fartinho da Silva<BR/>Obrigada pelas suas palavras de estímulo. A escola está há muito desfocada da sua função principal. Ensinar, formar, fazer aprender, fazer crescer, fazer evoluir, preparar para a vida são funções que se foram perdendo. E para esta trajectória não é alheia a falta de exigência e rigor. E todos temos culpas no cartório. É o País que temos, ou melhor, que somos. Como sair deste poço?Margarida Corrêa de Aguiarhttps://www.blogger.com/profile/00059595489788215247noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-86209798681247950602008-11-17T13:49:00.000+00:002008-11-17T13:49:00.000+00:00Excelente análise, cara Margarida Corrêa de Aguia...Excelente análise, cara Margarida Corrêa de Aguia.<BR/><BR/>Pricipalmente quando refere que o problema vai muito para além do sistema de "avaliação".<BR/><BR/>É óbvio que o problema é muito mais profundo que este sistema de "avaliação".<BR/><BR/>O problema é que os professores deixaram de ensinar, os alunos de estudar e os pais de educar. A escola foi transformada num centro social de apoio à família. Este é que é o problema.Fartinho da Silvahttps://www.blogger.com/profile/12512817912421700759noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-41743320023511310232008-11-17T12:21:00.000+00:002008-11-17T12:21:00.000+00:00Boa tarde Drª Margarida Correa de AguiarIndependen...Boa tarde Drª Margarida Correa de Aguiar<BR/>Independentemente da qualidade do sistema de avaliação, que parece discutida e discutível, questiono-me acerca de outras qualidades:<BR/>1) Houve um compromisso assinado entre o Governo e as demais Partes, nomeadamente os Sindicatos;<BR/>2) O acordo foi assinado pelos Sindicatos desconhecendo o sistema de avaliação que ia ser implantado? Se sim, em que "qualidade" o assinaram?<BR/>3) Quantos compromissos terão que ser rasgados até que os Professores venham a poder ser avaliados?<BR/>As questões que coloco decorrem do facto de eu pensar que chegámos a uma situação em que, adaptando o ditado, "todos ralham e ninguém tem razão". E como Pai receio que sejam os Filhos, os alunos, os verdadeiros perdedores.<BR/>Nota: Consta que a "indústria" das explicações se tenha tornou um sector verdadeiramente rentável. Deve ser engano, porque não aparece nas Estatísticas nem me consta que contribua para as receitas do OE.MChttps://www.blogger.com/profile/10921918642088112281noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-34210655596540185072008-11-17T11:37:00.000+00:002008-11-17T11:37:00.000+00:00Lei universal: até hoje todas as experiências soci...Lei universal: até hoje todas as experiências socialistas acabaram mal.António Fiúzahttps://www.blogger.com/profile/01740995031328318650noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-62114542165413815632008-11-17T10:52:00.000+00:002008-11-17T10:52:00.000+00:00Cara Dra. Margarida Aguiar:Os conflitos ME/Profess...Cara Dra. Margarida Aguiar:<BR/>Os conflitos ME/Professores são recorrentes desde 1975, mas nunca atingiram o descalabro e a gravidade de hoje, ao ponto de parecer necessário que uma espécie de um corpo de jurados venha a terreiro ajuizar sobre quem fala verdade.<BR/>Quem ouve as explicações dadas pelos professores e respectivos sindicatos interroga-se: como é possível pessoas inteligentes e de bom senso (supostamente todos aqueles técnicos que assessoram a Sraº. Ministra), a tenham levado a defender um sistema de avaliação que mais parece saído de cérebros mentecaptos, tal é a burocracia e a contradição do próprio processo?<BR/>Pelo lado da Sraª. Ministra, a defesa do processo baseia-se em lugares comuns, não exemplificando em concreto as situações, refugiando-se no facto de como titular do cargo poder impor um processo que não tem ao que parece exequibilidade...<BR/>Neste País já nada causa grande admiração. Até admitimos, como normal, esta herança que vamos deixar aos que se seguem…jotaChttps://www.blogger.com/profile/06850832531325809191noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-74124789761888638452008-11-16T19:40:00.000+00:002008-11-16T19:40:00.000+00:00Pode também acontecer que a luta dos professores s...Pode também acontecer que a luta dos professores seja usada para precipitar o que se adivinhava: a tendência totalitarista do PM.<BR/>Dum lado temos quem conhece bem o terreno, e do outro quem está a medir as forças com que pode contar. <BR/>É preciso ter personalidade para aceitar que se pode cair em desgraça, mas há quem não a tenha.MJPhttps://www.blogger.com/profile/04363604862483528435noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8810054.post-63629047899558069442008-11-16T19:24:00.000+00:002008-11-16T19:24:00.000+00:00Interessante título cara Maragrida, a sugerir refl...Interessante título cara Maragrida, a sugerir reflexão.<BR/>Mas... não será que do lado dos professores, alguma razão foi "desperdiçada", fruto de acções menos convenientes, que não édifícil de perceber que foram a despropósito e prejudiciais?<BR/>Contudo,a ambiguide dos "quereres" ditatoriais da Srª Ministra, retiram-lhe indubitávelmente a legitimidade para iplementar o regime de avaliações necessário.Bartolomeuhttps://www.blogger.com/profile/08050771950264834903noreply@blogger.com