sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Previsões do FMI ou do BdeP, para quê?

Em 24 de Julho ultimo, foi editado um POST no 4R com o seguinte título “Variação do PIB em 2008 chegará a 0,7%?”.
Nesse POST apontavam-se diversos factores que permitiam estimar – com risco expressamente confessado, é natural – uma taxa de crescimento do PIB no corrente ano não acima de 0,7%...

Hoje, 3 de Outubro, o FMI apresenta uma nova estimativa do crescimento PIB para 2008 em Portugal, que é de...0,7% - corrigindo uma anterior previsão de 1,3%.
Para 2009 apresenta um cenário menos favorável: crescimento de 0,6%.

Aqui chegados, caberá perguntar: previsões do FMI ou do BdeP (então estas valha-nos Deus...) para quê se temos as do 4R - mais avançadas, fiáveis e independentes?!

6 comentários:

  1. Honestamente, ultimamente não me guio pelas previsões do Banco de Portugal. Primeiro são erradas, segundo são folclóricas e acima de tudo, tentam mergulhar-nos à força na banheira do optimismo incompreendido do Eng. e do Cozinheiro-Chefe. Como eu vivo à base de realidade, e do que, de facto, acontece, confesso que para mim as previsões do 4R são claramente mais importantes que as do BdeP. Resumindo, no 4R as previsões são feitas com total imparcialidade, o que impende uma total honestidade intelectual.

    PS: É importante, o facto dos posts do caro Tavares Moreira serem baseados na imprensa económica internacional.

    ResponderEliminar
  2. E eu que, na minha inocência provinciana, tinha julgado que o crescimento da nossa economia e a inflação tinha sido magnanimamente decretados pelo primeiro-engenheiro e seu fiel companheiro do Norte. Assim como acreditava piamente (e ainda acredito!), que todos os nossos problemas, que nos têm atormentados desde há décadas, tinham sido brilhantemente resolvidos pela nossa competentíssima equipa governamental (com particular relevo para a Dona Lurdes Rodrigues, socióloga de se lhe tirar o chapéu, e o eloquente Pinho, visionário económico).

    ResponderEliminar
  3. Caro André,

    Obrigado pelo cumprimento, talvez (ou mesmo) excessivamente generoso!
    Quanto a não se guiar pelas famosas previsões, de acordo, creio que deverá ser essa a regra de qq condutor prudente!

    Caro rxc,

    Também eu pensava assim, mas acabo por verificar que nem neste domínio existe respeito pela lei!
    Nem vejo como assegurar o cumprimento desse normativo agora que o próprio FMI mostrou não o reconhecer...

    ResponderEliminar
  4. O FMI está completamente errado. 1.2%!

    ResponderEliminar
  5. O cumprimento, foi sem dúvida, o adequado.

    O BdeP para manter a "credibilidade" actual, deveria contratar o comentador desportivo, Rui Santos!

    ResponderEliminar
  6. Fé inabalável, essa Tonibler, meu Amigo já tem direito a uma medalha de bom comportamento cívico e patriótico...mesmo que os 1,2% venham a revelar-se uma miragem!

    Então, André, que má vontade é essa contra o melhor comentador desportivo da TV portuguesa...depois de M.P. evidentemente!

    ResponderEliminar