sábado, 23 de abril de 2005

Áreas Protegidas - IV - Parque Natural do Douro Internacional



São 85.000 ha de paisagens espectaculares e habitats únicos que constituem desde 1998 o Parque Natural do Douro Internacional.
Um rio Douro menos conhecido. Um Douro diferente, estreitado entre aprumadas escarpas, refúgio de espécies infelizmente raras.
Abrange os concelhos do extremo nordeste transmontano, territórios de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro.
A sua importância para a conservação da natureza levou a que fosse classificada como ZPE (zona de protecção especial para aves selvagens) e constitua um dos sítios da Rede Natura 2000.
Aqui marca presença o Abutre do Egipto (símbolo do Parque), uma das muitas que ingressou na grossa lista das espécies "vulneráveis". Mas também o grifo, a cegonha preta, a águia real, a águia de Bonelli, o falcão peregrino.
Os terrenos de cultura (cada vez menos...) acolhem aves estepárias. Sisão, alcaravão, calhandra e calhandrinha. Tartaranhões-caçadores que sobrevoam os campos de cereal em busca de alimento.
O carrasco (azinho), o zimbro, as manchas de carvalho e os lodãos que ladeiam os planos de água dão nota da riqueza florística que a somar aos valores geomorfológicos e faunísticos fazem do Douro Internacional uma área única na sua importância, mas sobretudo na originalidade das suas características.


2 comentários:

  1. Jà que se fala de parques eu quero aqui alertar para o estado em que se encontra o parque natural da Ria Formosa. Aquilo parece mais um campo de entulho que qualquer outra coisa. E a razão desta situação é a especulação imobiliária que existe á volta daquele belo parque. Ou seja, não se protege para se desvalorizar e justificar a entrega a privados que a vão "proteger" construindo campos de golfe! E não só, as fontes de água doce estão todas inquinadas pelos esgotos dos resorts de luxo da zona que se recusam a apoiar projestos de modernização sanitária.
    É só para lembrar toda a gente e agradecer ao PSD a destruição do ICN e dos parques nacionais em geral!

    ResponderEliminar
  2. Lindo!Até os próprios abutres podem ser símbolos da beleza e da liberdade...

    ResponderEliminar