Abaixo a ditadura
Eu estou sempre a aprender com o ensino em Portugal!...
Ontem mesmo, ao ler o Público, aprendi duas coisas novas que, apesar de tudo, não me passavam pela cabeça:
Nesse jornal, uma professora de Matemática dizia o seguinte:”…Cumprir o programa da disciplina até ao fim foi uma pressão enorme. A Geometria, por exemplo, que é a última unidade do programa, que normalmente não damos porque não temos tempo, agora vale 40 pontos no exame….Este ano, disse logo aos meus alunos que íamos ter que batalhar na geometria…”.
E um aluno dizia:”…tenho medo que me mandem para a rua durante o exame. Há uma série de regras, aquilo é uma ditadura. Não podes sair da sala por nada, só com um ataque cardíaco”.
Esta também era a opinião dos colegas que se indignavam: “ temos de ir à casa de banho com uma auxiliar…”
Então aquilo que aprendi foi o seguinte:
- no que respeita aos professores, aprendi que normalmente os programas escolares não são cumpridos e os que o foram, este ano, foi devido aos exames!...Mas não foi fácil ( prejudicou-se o ensino tipo lúdico…), foi uma grande pressão, segundo a professora!...
- no que respeita aos alunos, aprendi que o tempo de uma aula é verdadeiramente insuportável, exigindo pausas para ir à casa de banho ou outras actividades! Como as coisas estão, é uma verdadeira ditadura, referia um aluno!...
Perante isto, os Sindicatos têm toda a razão em fazerem greve: querem deitar abaixo a ditadura!...
Tenho a certeza que os programas nas escolas são para cumprir. Estou certo que nenhum professor receberá dos políticos lições nesta matéria!
ResponderEliminar