segunda-feira, 6 de junho de 2005

Carácter

A leitura de Herbert Spencer (1820-1903) fez-me registar uma frase que é um bom convite à reflexão: «A educação tem por objecto a formação do carácter» (Social Statics, 1850). Carácter é vocábulo que tende a cair em desuso, mas a ideia de o identificar com o propósito da educação merece ser recuperada. Longe da utilização corrente do bom ou mau carácter, de alguém que tem ou não tem carácter, a estruturação do carácter não é mais do que a construção da identidade do indivíduo, daquilo que o torna único. Spencer parece inspirar-se em Kant que associava o carácter à moral e aos valores, alicerces da liberdade individual e do progresso humano. Por isso não é de estranhar esta tónica de Spencer na ideia de carácter, sabendo que também Kant havia alertado: «Nós vivemos numa época de disciplina, de cultura e de civilização, mas ainda não vivemos numa época de moralização. No estado presente do homem, poder-se-á dizer que a felicidade dos Estados cresce ao mesmo tempo que a miséria dos homens » (Reflexões sobre Educação, a partir das notas das lições proferidas na Universidade de Königsberg, 1776-1787).

Depois do que li, vi e ouvi entre nós, durante a última semana, começo a compreender porque o termo carácter caiu em desuso, sem que a educação possa fazer algo para o contrariar, porque ela própria o desvalorizou. Em comparação com o tempo de Kant há só uma pequena diferença : nem a felicidade do Estado cresce, nem a miséria dos homens diminui. Talvez porque nos confrontamos com um deficit ... de carácter.

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