sexta-feira, 22 de julho de 2005

As aparências iludem: afinal, é só fachada!...


Jaipur-Palácio do Vento(Fotografia gentilmente cedida pelo Ferreira deAlmeida)

A fachada permite adivinhar um palácio grandioso.
Mas não é assim.
Trata-se apenas de uma fachada de um palácio que não existe, o Hawa Mahal ou Palácio do Vento, em Jaipur.
As concubinas do Marajá de Jaipur andavam tristes e desgostosas, por estarem confinadas ao palácio real, já que não era de bom tom saírem à rua.
Não viam ninguém, a não ser o marajá e os eunucos e só podiam conversar entre elas.
Invadiu-as uma grande monotonia.
Temendo uma generalizada falta de motivação das damas para as suas nem sempre fáceis tarefas, que a prática do Kama Sutra continha exigências de elevado nível qualitativo, e procurando preservar a sua qualidade de vida, o Marajá resolveu presenteá-las com uma varanda de onde pudessem ver o movimento da cidade e recriar a vista com os passantes.
A fachada foi erguida em 1799 e constitui um dos símbolos de Jaipur.
Quando, há dias, passei em Jaipur, era voz corrente que as antigas concubinas ainda vivas, as suas filhas, netas e bisnetas viram no Ferreira de Almeida, que tinha visitado Jaipur em Novembro passado, o novo Marajá, pelo que o convidaram para os seus antigos aposentos.
Da sessão ou das sessões havidas, o Ferreira de Almeida só me enviou a fotografia da fachada…reservando tudo o resto para si!...
Depois desta revelação, pode ser que, agora, ele nos mostre algumas coisas proibidas!...

1 comentário:

  1. Anónimo00:31

    Meu Caro Pinho Cardão, o que o meu Amigo me reservou. Nem mais nem menos do que as "concubinas ainda vivas"! É o mesmo que me lançar nos braços das múmias do Egipto. Mas vá lá, não me encomendou aos eunucos... ;)

    ResponderEliminar