sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

Hoje, efectuei uma conferência na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.
O colega que me recebeu teve a bondade de mostrar as instalações. Durante mais de uma hora comunguei com a mais antiga associação do mundo de protecção à saúde dos diabéticos. Apesar do conhecimento teórico da sua existência e finalidades, fiquei impressionado com a organização, funcionamento, criatividade, objectivos pedagógicos, formativos e de investigação. A par de uma realidade que me encheu de orgulho, enquanto médico e cidadão nacional, a história da associação, documentada num simpático e acolhedor museu, permitiu constatar que, na altura da descoberta da insulina, Portugal mostrou algo fora de comum. Preocupação social com todos os diabéticos, sobretudo com os mais desfavorecidos, aliada a técnicas e práticas que, hoje, são consideradas inovadoras a nível mundial no combate e à prevenção desta terrível e explosiva epidemia. A genialidade portuguesa é uma realidade, e casos com este ajuda-nos a manter a nossa auto-estima em momentos perturbantes e perturbadores.
Afinal, trabalho, criatividade, inovação, organização e empenho são ingredientes suficientes para o sucesso.
Ganhei o dia!

5 comentários:

  1. Faz muita falta ler uma notícia destas de vez em quando, Prof. Massano Cardoso...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:45

    Faço minhas as palavras da Suzana. Também a mim me faz bem ler algo de positivo de vez em quando.

    ResponderEliminar
  3. Caro Professor,

    esses ingredientes são sobejamente conhecidos por aqueles que querem fazer algo pelo país e pelo progresso... o problema é que em nome de não-sei-bem-o-quê existem por aí uns individuos que se estão nas tintas para tudo isso e continuam sistemáticamente a dar tiros nos próprios pés!... Tudo para manter o status quo das coisas, que muito jeito dá a muita gente...

    ResponderEliminar
  4. Caro Vírus
    Eu sei que são sobejamente conhecidos. Mas sabe muito bem ver e sentir certos exemplos. Em momentos difíceis é bom partilhar estas vivências. O ânimo não esmorece e faz-nos crer que é possível estender o “sucesso” a toda a sociedade. No fim de contas, o nosso país também é uma grande “associação”.
    Em termos “médicos” uma boa notícia faz bem à saúde e penso que não se trata de um efeito placebo…

    ResponderEliminar
  5. Conheço pessoalmente a associação por via de familiares meus, a quem a determinada altura lhes foi aconselhada a consulta com um médico dessa instituição. São inteiramente merecidos os elogios do post.

    ResponderEliminar