quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Até os pinguins fazem exercício...


Até os pinguins fazem exercício
Acabei recentemente de coordenar um trabalho sobre a situação ponderal e factores de risco dos portugueses com mais de 18 anos. Foram estudados cerca de 15.000 pessoas. Entre as mulheres, 52% têm um perímetro abdominal considerado de risco muito elevado (superior a 88 cm), ao passo que os homens com risco muito elevado (perímetro abdominal superior a 102 cm) atingiam os 30%. As causas têm a ver com o excesso de ingestão calórica e a falta de exercício. O sedentarismo é uma realidade preocupante, basta “ver” o número de bloguistas cujo único exercício dever ser “bater” nas teclas.
A necessidade de exercitar o nosso corpo é indispensável para um bom equilíbrio. A situação também se aplica a outros animais. Vejam o que está a acontecer com os pinguins de um jardim zoológico no Japão.
Os pinguins-rei que ficam mais gordos no Inverno vão ter que fazer passeios de 500 metros no interior do Zoológico Asahiyama, na Ilha de Hokkaido, duas vezes por dia até a segunda quinzena de Março. Cada passeio dura 30 minutos. Os animais só podem fazer este passeio apenas enquanto há neve já que as patas não estão preparadas para andarem noutra superfícies.

Sem comentários:

Enviar um comentário