Estou tentado a concluir que no debate televisivo entre Cavaco Silva e Manuel Alegre só há um resultado evidente: perdeu Mário Soares!
A elevação do debate, a forma como cada candidato esclareceu as suas posições, não escondendo as suas divergências, constrastam com o tipo de campanha dos restantes três candidatos, em especial a de Mário Soares que tinha obrigação de ter um comportamento que não fosse a de líder de facção ou de grupelho partidário.
Duas apreciações adicionais:
Cavaco Silva - quem diz que não percebe o seu projecto e as suas ideias, está a fazer um autêntico elogio à surdez e à cegueira. Só não percebe quem não quer perceber e apenas destruir.
Manuel Alegre - Em três ou quatro pontos assumiu-se como candidato da esquerda, nos restantes - e foram muitos mais - em nada se distinguiu do seu opositor.
Como um primeiro balanço direi que Cavaco Silva justificou e consolidou o que as sondagens vêm anunciando e Manuel Alegre é cada vez mais "o outro candidato".
Com este formato de debate, Soares é história. Podem já esquecê-lo.
ResponderEliminarAgora, é Alegre contra Cavaco. E Alegre contra Cavaco, há segunda volta. E com segunda volta ganha Alegre.
Concordo com tonibler, Soares não «se safa» neste tipo de "debates"(se bem que o de hoje foi mais um entrevista do que um debate).
ResponderEliminarJá não estaria tão seguro que Alegre ganhe à segunda volta (se houver ou Alegre lá chegar)
Caro jfgmmg, nunca se substime o amor do português pelo mais fraco.
ResponderEliminarSoares cada vez parece mais a "lebre" de Alegre.
ResponderEliminarMas atenção. Se Alegre ao assumir tacticamente uma pose de estado e certifica pela esquerda a democraticidade de Cavaco (dormirei descansado, são todos democratas)a verdade é que a sua existência irá fixar votos no lado da esquerda que seriam abstenções ou votos em Cavaco.
Creio que Soares ainda será o mais votado da esquerda.
Contudo penso (e espero) que Cavaco será eleito à primeira volta.
O debate de Soares com Cavaco irá sr muito diferente. Sejam quais forem as regras, para Soarese elas serão aquelas que ele entender como mais favoráveis para si..O que até servirá para demonstrar o democrata que é.
Concordo integralmente com a análise de djustino.
ResponderEliminarE não me revejo em nenhum dos candidatos.
Porém, talvez haja alguma esperança em recuperar uma dignidade na política que parece perdida. E nem é preciso dizer quem a deitou a perder.
Não concordo com as primeiras impressões aqui expressas.
ResponderEliminarA minha opinião está em:
http://pracadarepublica.weblog.com.pt/2005/12/o_debate_de_ontem.html
Caro dr. "D",
ResponderEliminarPois estou totalmente de acordo consigo.
Sei que não acrescento nada oa que já foi aqui dito, mas pronto: concordo totalmente com o seu comentário, DJ.
ResponderEliminar