quarta-feira, 5 de abril de 2006

Volta José do Telhado, estás perdoado!...

Alguns municípios, entre os quais o de Sintra, elevaram para o limite máximo o IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis, o que, para prédios novos, já do século XXI, portanto com valores actualizados, provocou aumentos da ordem dos 15% em relação ao ano anterior, uma ninharia, aliás, dirá a Câmara.
Enfim, certamente uma forma, suspeito eu, de financiar a famigerada Casa das Selecções, oferta da Câmara de Sintra à necessitada Federação Portuguesa de Futebol, que não tendo outro local para estágios e preparação da Selecção Nacional, logo beneficiou do apoio camarário.
No meio de toda esta falta de senso, já nem sei se deva ficar indignado com a vergonhosa disponibilidade da Câmara para dispor do dinheiro dos outros em empreendimentos sem qualquer justificação.
E muito menos estranho que a Câmara, ainda há pouco tempo, na televisão, tenha chamado investimento ao que é um puro e simples desperdício.
Lembrei-me que, no século XIX, o José do Telhado roubava aos ricos para dar aos pobres.
Essa lembrança levou-me a pensar que, praticando o mesmo acto, muitos dos actuais edis, para além de apresentarem muito menos nobreza nos objectivos, não correm qualquer risco de ser presos.
Volta José do Telhado, que estás perdoado!...

11 comentários:

  1. Anónimo23:29

    Só que este assalto é à luz do dia meu caro Pinho Cardão.

    ResponderEliminar
  2. é a loucura...é a loucura...gasta,gasta..que alguem vai pagar..nem que seja o Zé Povinho..já que estamos em marés de zé's...

    ResponderEliminar
  3. Caro Cardão, paga-se mais de imposto por uma casa de aldeia no concelho algarvio de Silves (taxa de 0,80%) que por outra no centro de Lisboa (0,70%).
    Creio que isto diz tudo sobre a voracidade (e a qualidade!) de certos autarcas, especialistas em rotundas e outros disparates.
    O abraço de sempre.

    ResponderEliminar
  4. O palhaço de Sintra não é do PSD?
    Agora aguentem-se!
    Viva a propriedade privada !
    Das coisas que os neo-liberais gostam mais é a propriedade privada, mas respeitá-la ?
    Tábem Tá !!

    ResponderEliminar
  5. caro bota ...não é preciso insultar!
    O qu está em causa neste post é a demência de muitas das camaras.Constroem rotundas,pavilhões faraonicos,sem nenhuma utilidade,enxameiam os quadros de pessoal com largas dezenas de inuteis,entre avençados e efectivos..muitas vezes pessoal partidário sem qualquer experiência profissional!enfim..tudo isto tem de se pagar e logo as camaras tem de lançar mão a todas as receitas..possiveis e imaginárias!agora já reparei que o caro bota vem com umas idéias ..digamos do espectro esquerdo do poder..verberando contra os "neo-liberais".deixe-me lembrar por exemplo que Cm setubal ( comunista ) já pediu protecção ao estado por causa da situação financeira calamitosa em que está a dita cuja e que na Chamusca,liderada por um dos dinaussauros do poder local ,o presidente da camara local ( também pc..),está quase a pedir esmola para pagar os salários ..Tábem Tá!

    ResponderEliminar
  6. Que valor acrescenta o poder local?

    ResponderEliminar
  7. caro Toni,concordo consigo.acho que pouco.mais cedo ou mais tarde as autarquias vão implodir..aliás,abrimos os jornais e vemos noticias de camaras de todas os partidos sempre com a velha
    ladalhinha "não há dinheiro" ,enquanto os autarcas enriquecem...camaras investigadas...é um vulcão prestes a explodir

    ResponderEliminar
  8. Caro menino,

    Alguma coisa trazem, senão não existiam. A questão é o que perdemos de facto ou o que ganharíamos se passassem eles a recolher os impostos, a gastá-los e mandar o central ao galheiro?

    ResponderEliminar
  9. questão pertinente,a da autonomia fiscal.Levava a uma maior responsabilização dos autarcas e deixavam de atirar a batata quente para"a maldita lisboa".será assim que se deve interpretar as suas palavras?eu sinceramente não tenho muita fé nos nossos autarcas..acho q são uns dos principais cancros do nosso pais e que o seu papel tem de ser reformulado.

    ResponderEliminar
  10. Caro menino,

    Mais uma questão, são os nossos autarcas substancialmente piores que os nossos ministros? Votava num Alberto Costa para a sua Assembleia de Freguesia? São piores que os gestores públicos? É o Luis Nazaré dos CTT melhor que o tipo do SMAS de Cascais que nem sei o nome?

    ResponderEliminar
  11. acho que a questão não é serem piores nem melhores,toni.é serem mais poderosos.um autarca de um cidade de média dimensão com algum poder mediático é muitas vezes mais poderoso que um ministro sem peso politico.os exemplos são abundantes.e assim proliferam os caciques locais...Quantas vezes é que as camaras não são os principais empregadores da santa terrinha?seria uma estatistica interessante de fazer.dai não haver indepêndencia politicia..um pais será tanto mais desenvolvido politicamento quanto mais desenvolvido economicamente..

    ResponderEliminar