quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Um pequeno intervalo... só para iniciados!...

Um pequeno intervalo nestas coisas sérias do 4R, para falar de três outras ainda mais sérias e só para iniciados!...
1ª- A mão dourada de Pinto da Costa
Globalizou-se e tem o condão de se estender a todo o apito, dourado ou furta-cores, que lhe interesse. Depois de ter obrigado esse musical instrumento a ouvir-se no lance em que Micolli viu o segundo carão amarelo que o impediu de jogar contra o Porto, ontem também o intimou a sancionar Thierry Henri do Arsenal que, dentro de 15 dias, não poderá defrontar os azuis e brancos.
Mas, para além de actuar sobre os apitos, essa mão larga tem ainda outras formas de exprimir. Ainda ontem desviou subrepticiamente da bola a chuteira dourada do jogador Shaa do Manchester, impedindo-o de concretizar o penalty que lhe daria o empate e colocava o Benfica em melhores condições de continuar na Taça dos Campeões!...
2ª- A sinceridade de Karyaka
Um jogador que não tem problemas em dizer o que sente dá pelo nome de Karyaka, é russo e joga no Benfica. Há um ano disse cobras e lagartos do seu clube e de Portugal e foi suspenso. Ontem, no dia em que o Porto jogou com o CSKA, deu uma entrevista a jornal russo em que confessa que muitos adeptos do Benfica queriam a derrota do F.C. Porto e que alguns jogadores seus colegas também lhe confidenciaram gostar de ver o Porto perder.
O que não traz novidade de maior. Aplicar-se-à a muitos portistas, sportinguistas e benfiquistas em tudo o que não envolva os seus clubes.
Cá por mim, não alinho nessa onda, se não por motivos de solidariedade, pelo menos por motivos egoístas. Com efeito, é bom que todos vão conquistando uns pontinhos para que o meu clube, se improvavelmente cair alguma vez no terceiro lugar do Campeonato, ainda se possa classificar para a Taça dos Campeões!...
3ª- As exigências do marketing
Luís Figo teve uma carreira gloriosa até há uns três anos, com a qual naturalmente vibrei. Mas, tal como aconteceu no Real Madrid, começa a ter dificuldades na equipa do Inter. De titular corrente, passou a titular substituído, a substituto de titular e a jogador de banco, como hoje aconteceu com o Sporting.
Perante tal situação no Real Madrid, pediu para regressar à selecção nacional, da qual se havia voluntariamente afastado. Palpita-me que não tardará, lá para Março, a fazer o mesmo outra vez. Até porque, tendo contratos de marketing, tem que se mostrar enquanto os mesmos durarem, sob pena de serem revistos...
E as reticências e intermitências que tem havido na convocação de Quaresma, impedido de se afirmar na selecção, apontam mesmo nesse sentido!...
PS- Apesar de tudo, não deixo de me interrogar sobre se terei sido verdadeiramente isento nesta Nota!...

8 comentários:

  1. Caro Pinho Cardão,

    Como iniciado que sou em diversas coisas, li atentamente o seu post e não pude deixar de fazer um comentário acerca do mesmo:

    1-Quanto a "mão invisivel" de Pinto da Costa, percebo a ironia, e terei que reconhecer que de facto o FC Porto teve méritos recentes no domínio externo que têm de ser valorizados, como a vitória na Champions League, por exemplo. Neste aspecto, foi a " mão " de Mourinho que apareceu, ainda que tenha sido uma liga dos campeões atípica, numa final, contra o fraquinho monaco ou uma semi-final contra o médio Depor. Mas o Porto esteve de Parabéns, o mesmo já não se poderá disser do Penta Campeonato. Vi há dias uma reposição de um jogo Porto-Benfica, no velhinho Estádio Das Antas, jogo esse apitado por Carlos Calheiros ( O das viagens ao Brazil ), e garanto-lhe, caro Pinho Cardão, o campo parecia mesmo estar inclinado...

    2- Karyaka. Jogador dotado de uma capacidade mental muito acima da média. Mas já que se fala em Benfica, não percebo porque existiu tanta agitação à volta da derrota com o Braga. Seria bom relembrar que o Benfica vinha de um ciclo fantástico com vitórias por mais de 3 Golos, com Beira-Mar,Leiria, Aves, Amadora e Celtic, tendo apenas pelo meio a escorregadela com o Celtic e um jogo fantástico com o Porto. Não me lembro de um Benfica, em termos ofensivos, tão forte há muitos anos.

    3-Luís Figo. Para mim é um embaixador do futebol português. Um senhor. Não tem a velocidade de outros tempos, é certo, mas a sua classe é verdadeiramente espectacular. Aliás, penso que demonstrou estar ainda em gozo pleno das suas capacidades no ultimo torneio mundial. Quando à nota sobre Ricardo Quaresma, penso que não havendo Figo, Simão e Ronaldo são primeiras opcções.

    Por último, uma saudação ao Porto que está a um pequeno passo de seguir em frente na Champions. Espero que o meu Benfica consiga também seguir em frente.

    ResponderEliminar
  2. caro Pinho cardão:
    1. PINTO DA COSTA - este homem não é um cidadão do Porto! Ele é um cidadão do Mundo. Não é pois de estranhar que as suas influencias vão da antiga quinta das Antas, até ao Alto dos Moinhos ou á City de Londres. (espero que não seja lá a empresa do Jose Veiga!) Penso mesmo que o processo apito dourado devia ser promovido a Platina! (ate porque á falta de elementos recentes volta sempre o já desgastado nome Calheiros! Quando assim é, prova-se que os argumentos são escassos!
    2. Karyaka - Tiago: penso que lhe escapou uma palavra no texto - "capacidade acima da média..baixa"!
    Mas julgo que o problema é outro. As "aulas" na LUZ, recebidas dos seus regeneradores dirigentes,têm consequências. E elas notam-se nestes momentos!
    3. Claro que Figo foi um grande jogador e é, suponho, um grande senhor! Mas até os grandes senhores precisam de olhar pela vida.
    Nota: a) O FCPorto deu tantos pontos para Benfica e Sporting lá andarem, que os que receber nãp será senão o pagamento das dívidas;
    b) Nas competições internacionais (não esquecendo o efeito da alinea anterior) fico sempre muito contente e satisfeito quando as equipas como Sporting e Benfica ganham! Não haja qualquer dúvida. Se perderem, ainda fico mais!
    (eu amo a minha Nação!)
    Quanto ao Quaresma não me pronuncio! Uma imagem vale mais que mil palavras!

    ResponderEliminar
  3. E já agora, Pinho Cardão, estava a ver que nunca mais chegava o intervalo, nas coisas sérias! Parecia aquele arbitro, uma vez, em Torres Vedras, que nunca mais acabava um jogo, porque o Benfica precisava de mais um golo!
    Esta é como a do Calheiros! Vem sempre á baila!

    ResponderEliminar
  4. Caro Pinho Cardão

    Duas notas:

    Ou muito me engano ou vai ser dos posts mais comentados: é o único, peço desculpa é um dos dois, temas comuns e transversais da sociedade portuguesa, a outra é Fátima.

    Segunda e mais igualmente importante:
    É o retrato do país,quer o que descreve, quer a avaliação (sua) ética que lhe subjaz.
    Uma das três razões do nosso atraso reside exactamente nisto.
    A geração de 80/90 poderá modificar, até lá seguimos com o que temos, "on fait avec".
    Cumprimentos
    Adriano Volframista

    ResponderEliminar
  5. Já agora uma inocente pergunta, caro Pinho cardão, sobre a sua ultima frase?
    - e qual o mal da transversalidade do tema na nossa sociedade? Por causa do apito dourado, ou encarnado? por causa de ser futebol? por arrastar emoções?
    Mas não acontece o mesmo noutros países, ditos mais evoluidos, como a Inglatera, a Alemanha, a Espanha, a Italia, etc...
    Se há volta dele há sintomas de outras "anomalias", "perversidades" ou "interesses", há leis para os corrigir! O mal estará então na Justiça deste País e não no futebol!
    E já agora, nota final, sem qualquer tipo de comparação, mas a proposito da emoção que em nós provocam certos temas..." o que causa emoção é sempre o que esta mais perto das pessoas e do seu interior: como o belo da natureza, um sentimento, o afecto de um amigo, o amor de um filho, a doçura de uma melodia, um quadro, uma pintura, ou um livro. E tanto mais!"
    As leis, a economia, a politica, por exemplo, servem para podermos VIVER e com a melhor qualidade possivel! Só por isso nos devemos aplicar e apaixonar por elas! Mas não VIVAMOS para servir seja o que for!

    ResponderEliminar
  6. quando o porto ganha , tambêm não dou pulos de alegria...

    ResponderEliminar
  7. Pinho Cardão:
    Totalmente de acordo consigo. Talvez me tenha expressado mal,(isto de escrever de rajada dá nestas coisas),quer quanto ao comentario do A. Volframista, quer quanto à sua afirmaçao de a sociedade não se rever transversalmente no 4R.
    Apenas parti dos vossos posts e da quantidade de comentarios prevista pelo caro Volframista, para uma reflexão sobre a emoção que o futebol provoca e quanto as emoções são válidas, se não virarem "fanatismos ou fundamentalismos"!
    Sabe que nas nossas mãos, segundo os quiromantes há, entre outras, 2 linhas- a da razão e a da emoção. Uma quiromante italiana aqui há uns anos, num voo Roma-Lisboa, (depois, por curiosidade, confirmada por uma outra, portuguesa) afirmou que as linhas da razao e da emoçao na minha mão coincidem...o que é raro! Veja lá o que me saiu na rifa! Quando um dia formos a essas bandas provar uns queijos e uns vinhitos, mostrarei a "raridade".
    Sou um emotivo muito racional!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelo aviso!
    Vou já fechá-la, sou sempre distraído! Com o vento que está e a "gatunagem" que por aí anda, estas coisas são um risco!
    E pelo vistos está assim desde ontem!

    ResponderEliminar