quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Da TLEBS-VI

Embora economista, fui dos primeiros, há quase um ano, a escrever sobre o TLEBS e a criticar a "monstruosidade" que representa, pelo gongorismo dos termos e sobretudo pelo antagonismo e animosidade que certamente irá criar em relação à leitura e à literatura. Em Outubro cheguei mesmo a abordar este ponto no texto Nunca conseguirão ler um poeta.
Não é escandaloso que um Economista fale da "nova" terminologia: a língua é um património de todos e não um feudo de linguístas, por mais exclusivos que se apresentem.
Ultimamente, e bem, têm-se multiplicado os artigos na comunicação social, pró e contra essa novidade terminológica. De alguns tem vindo a ser dada nota neste blog.
Hoje, permito-me destacar a opinião expressa no Diário de Notícias por Vasco da Graça Moura, com o título As Vestais, e por Vicente Jorge Silva, com o título Deixem-nos trabalhar.
Ah! Hoje dei por mim a consciencializar-me de que vinha trocando o género à TLEBS. TLEBS é um nome feminino, não masculino, nem parece que epiceno. No melhor pano cai a nódoa!...

5 comentários:

  1. Caro Pinho Cardão

    Se se conseguir não ter um poeta e mais engenheiros, até subscrevo em grau género e número o TLEBS.
    Sabe, sou daqueles que considera que não comemos papéis e temos tantos doutores nas (ditas) ciências sociais e nas ocultas tambêm.
    Mas como já o escrevi antes, o mal não é do TLEBS, mas do que indicia.
    Cumprimentos
    Adriano Volframista

    ResponderEliminar
  2. Maria Helena??? Eu sabia...

    ResponderEliminar
  3. Eu só queria dizer uma coisa aos ilustres escribas deste blog, Tavares Moreira, Ferreira de Almeida, e ao comentador Rui Vasco:

    MEUS CAROS: BCE= 3,50% !!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Isso da BSE - 3,50% - nem me lembro do que estão a falar....Então a BSE não está já controlada?
    Sempre que o FCPorto ganha alguem vem chatear o PCardão! Isso é sadismo!
    Coisas de Lagartos e Lampiões!

    ResponderEliminar
  5. E já agora , por favor, não me falem mais do TeLebes!...
    Isso deve ser doença tipo BSE!

    ResponderEliminar