domingo, 21 de janeiro de 2007

“Deus e o sentido de humor…”

De vez em quando socorremo-nos da Bíblia, transcrevendo breves passagens, para reforçar alguns conceitos ou ilustrar certas posições. É um exercício interessante. As reacções ou comentários às mesmas não se fazem esperar devido à profundidade das mesmas. Com um pouco de atenção até somos capazes de detectar um certo humor divino.
Quando escrevi a nota “Come, bebe e diverte-te!...”, citei uma passagem do Eclesiastes (8.15). Vou repeti-la: “Por isso, louvei a alegria, visto não haver nada de melhor para o homem, debaixo do Sol, do que comer, beber e divertir-se; é isto que o acompanha no seu trabalho, durante os dias que Deus lhe conceder debaixo do Sol”.
O meu amigo Pinho Cardão, profundo conhecedor do Livro, apressou-se a perguntar: - “E quantos versos da Bíblia cantam o amor livre de preconceitos e os prazeres da vida”? Vai daí e transcreve um cântico do Livro de Salomão:

Ah! Beija-me com os beijos de tua boca!
Porque os teus amores são mais deliciosos que o vinho
e suave é a fragrância de teus perfumes;
o teu nome é como um perfume derramado: por isto amam-te as jovens.
Arrasta-me após ti; corramos! O rei introduziu-me nos seus aposentos. Exultaremos de alegria e de júbilo em ti. Tuas carícias nos inebriarão mais que o vinho. Quanta razão há de te amar!
...
meu bem-amado é para mim um saquitel de mirra, que repousa entre os meus seios;
meu bem-amado é para mim um cacho de uvas nas vinhas de Engadi.
Como és formosa, amiga minha! Como és bela! Teus olhos são como pombas.
- Como é belo, meu amor! Como és encantador! Nosso leito é um leito verdejante...

Tonibler, um dos nossos habituais comentadores, entra ao serviço, assim como Ferreira de Almeida. É fácil perceber o que perpassou por estas mentes “tenebrosas” rematadas pelas tiradas ruivascanas!
Agora, quem diria que uma simples (como quem diz!) crise de hemorróides, tenha descambado para o Velho Testamento! Quando me informaram de que no primeiro livro de Samuel havia referências a este problema, pus-me a caminho e, realmente, lá está! Quando os filisteus roubaram a Arca, o Senhor não gostou, o que é natural, e pregou-lhes uma praga de ratos acompanhada de crises de hemorróides (temperadas, pudicamente (?), nalgumas versões como tumores) que não pouparam ninguém e cujas queixas devem ter chegado ao céu. Nem mais, nem menos. Perante a situação, os larápios trataram de entregar a Arca no Templo acompanhada de cinco estatuetas de ratos e outras tantas de “hemorróidas” em ouro.
Aqui está um bom exemplo de que Deus tem sentido de humor. É pena que não aplique a muitas das actuais situações, porque permitiria resolver muitos e sérios problemas. Ah! Já agora! Podia dispensar os ratos, claro!

3 comentários:

  1. Deus tem sentido de humor e, mais que isso, é justo! Castiga, na sua omnipotência e omnisciência e apesar de toda a misericórdia, todos os "maus"!
    E "os maus", não se restringem a quaisquer Filisteus, mas a todos os que vêm em si próprios, apenas a bondade, a paz e a generosidade; e nos outros, apenas tambem e sempre, "mentes tenebrosas", autores de tiradas... "qualquer coisa"! Crente, apesar de tudo, que o professor a mim se não referia na sua mensagem aos povos, direi, todavia,que sou, de Epicuro, apóstolo da beleza e da sabedoria, e de Cristo ou seus profetas, o seguidor do humor e, de muita da misericodia para com os que me "agridem"!
    Mas daqui a mil ou 2 mil anos, correspondente à época Contemporanea, a Historia e o Livro do Senhor- o Moderno Testamento, registarão novas pragas, aos "maus" de agora, se não de ratos, (dado o efeito do modernos raticidas) pelo menos de hemorroidal! Se fosse comigo, caro prof Massano, precavia-me, aí por casa, desde já, com um generoso stock de Halibut, ou coisa afim!
    Olhe que o sentido de humor do Senhor existe, mas não é infinito, porque justo!

    ResponderEliminar
  2. Bom! Parece-me que andam por aí umas pomaditas e uns medicamentos! À cautela! Nunca se sabe o dia de amanhã…

    ResponderEliminar
  3. Mente tenebrosa, eu????? Se calhar fui eu que aproveitei a passagem da bíblia para ir procurar enchidos montalegrenses e, não contente, publicitar, com fotos e tudo, o repasto...Só espero que o pecado da gula dos enchidos não provoque uma dessas iras divinas!(sim, porque o pecado da inveja é menor não corro esse perigo)

    ResponderEliminar