Faltam 3 dias para a 1ª votação nas eleições presidenciais em França.
Continuando a utilizar a sondagem divulgada diariamente pelo Financial Times, a posição dos 4 principais candidatos quanto a intenções de voto é hoje, 19 de Abril, a seguinte:
- Sarkozy 30%
- Segolène 25%
- Bayrou 18,5%
- Le Pen 13,5%
Em condições normais, estas diferenças permitiriam vaticinar, sem grande risco, a passagem à 2ª volta dos dois primeiros.
Todavia, a elevada percentagem de indecisos torna agora esse vaticínio mais arriscado.
Tem sido referida pelos comentadores, em especial, a relutância de eleitores que votam Le Pen em confessar a sua intenção de voto, preferindo dizer que não sabem em quem vão votar.
Por isso esses comentadores especulam quanto à possibilidade de uma surpresa semelhante à que se deu em 2002, quando Le Pen foi à 2ª volta, afastando Jospin, candidato socialista, contra todas as sondagens.
Embora não excluindo que os resultados possam diferir bastante destas sondagens quase finais, vou arriscar que os dois primeiros, Sarkozy e Segolène, vão desta vez passar à 2ª volta.
Se me enganar, cá estarei para reconhecer esse engano.
Curiosamente, as sondagens apontam, para esse cenário de 2ª volta, um empate técnico entre os dois candidatos.
Quer isso dizer que haverá eleitores mais à direita que não votam Sarkozy, preferem Segolène ou abstêm-se. Quem diria...
Parece pois que vamos ter emoção até ao fim, ou seja até 6 de Maio.
Convém não esquecer que antes disso teremos um Benfica - Sporting, para se ficar a saber quem será o campeão nacional (à especial atenção do Pinho Cardão).
Neste caso vaticino, sem grande problema, uma vitória do SCP, que assim poderá conseguir aquilo a que se tem chamado a “dobradinha”.
(em matéria de vaticinios)
ResponderEliminarEu aposto que a partir de sábado, a polémica Socrates vai terminar. Em sua substituição entram as avaliações na função pública e o TGV...
Alguém contesta?!
Este post mais parece uma entrevista à Maya e não a abelha a outra :)
ResponderEliminarPessoalmente parece-me que o Tavares Moreira tem mais talento para vaticinar politica que futebol, pelo menos espero eu que assim o seja :)
Quantos às eleições na França arrisca que ganha.O empate técnico é que já me supreende, a França está-se a tornar um país com fortes divisões ou é só impressão minha? O que poderá acabar com a valorização de mentalidades extremas.
O do Frederico vaticina um virar de baterias, sinceramente acredite que o governo tente, mas será que vão conseguir? O povo tem memória curta mas tanto???
Como não podia deixar de ser deixo o meu vaticinio, Paulo Portas vai ganhar a carteira profissional de condutor do táxi...Ah e que o Fernando Santos deve ter passado em alguma altura da sua vida pela independente.