domingo, 20 de maio de 2007

Portas, o verdadeiro artista!

O congresso do PP estava, à partida, condenado a ser um daqueles factos sem especial registo já que de antemão nada ali de relevante se passaria.

O PP vale, quanto muito, um vereador em Lisboa. Tudo também apontaria, por este facto, para que o interesse pelo anúncio de quem seria o candidato a putativo vereador de Lisboa representando o PP, só interessasse a quem fosse muito curioso.

Pois bem, contrariando esta lógica adversa, Paulo Portas revelou ao longo da semana que passou, os seus dotes de político que sabe, porventura como só Sócrates sabe, como é muito mais importante, nos tempos que correm, um político com tempo de antena, do que outro com boas ideias e sólidas convicções.

Ao arrastar a expectativa sobre o candidato, fizeram dele, Portas, notícia toda a semana.

Ao anunciá-lo no congresso, obteve para este uma publicidade deproporcionada ao interesse do evento que se sabia antecipadamente ser nulo.

Ao esticar a corda com a rábula do "esperem aí um bocadinho que eu vou lá fora pensar quem vai ser o candidato" em pleno de um congresso vazio de mensagem e de congressistas, mais acentuou a ansiedade dos media que transmitiram quase em directo este "espontâneo" recolhimento (que noutro contexto, de tão indisfarçadamente teatral, não deixaria de ser ridicularizado).

E finalmente, ao aproveitar o clima que foi criando, conseguiu em prime time que pelo menos a RTP e a TVI fossem no engodo de transmitir em directo, desde o seu início, o discurso de anúncio da candidatura a Lisboa. 10-minutos-10 de tempo de televisão, tempo que nem de longe nem de perto dispuseram os lideres dos partidos pelos quais se apresentam os principais candidatos no momento do lançamento das respectivas candidaturas!

Só a SIC não foi na conversa e pareceu-me ter metido Portas no ar no momento que interessava.

De facto, um grande artista este "novo" presidente do PP! Que conseguiu, em directo e no momento de maior audiência, de uma penada censurar Sócrates e desferir um implacável ataque a Marques Mendes e ao ex-Primeiro Ministro Durão Barroso de quem tinha sido ministro de Estado e da Desfesa Nacional. Tudo a pretexto do anúncio de uma candidatura a vereador!

É afinal mais um esplendoroso apontamento de como vai, com os actores habituais, a política nacional. E a demonstração de como é fácil, para quem sabe, manipular ao extremo a comunicação social.


4 comentários:

  1. Este senhor é um estratega, realmente a jogada conseguiu roubar tempo nos noticiários.

    Mas mais uma vez demonstra que é apenas show off, sede de poder e demagogismo ... pessoalmente um homem com uma mão chei, de nada.

    Parece que começa a deixar escola e o sr Telmo Correia também consegue umas tiradas ao nível do Gato Fedorento ver aqui

    ResponderEliminar
  2. Emocionante esta sua descrição, Zé Mário!

    ResponderEliminar
  3. Temos que admitir... o homem pode até ser tão coerente como uma gelatina da Royal, mas lá que no espectro político actual é o único capaz de fazer frente ao Sócrates a nível de marketing político lá isso é...

    ...Só é uma pena faltar-lhe o resto...

    ResponderEliminar
  4. A expressão é perfeita, "O verdadeiro artista"

    ResponderEliminar