segunda-feira, 18 de junho de 2007

Só mesmo um grande amor!...

Enchem-se páginas e páginas dos jornais com a OPA de Berardo lançada sobre o Benfica, SAD.
O Presidente da sociedade opada veio logo a terreiro salientar a excelente gestão, sem a qual a OPA não teria sido possível.
Berardo, por seu turno, preferiu evidenciar que a operação financeira se devia apenas ao seu acrisolado amor pelo Benfica.
Um coro de jornalistas competentes na matéria e que alimentam as secções económicas de A Bola e do Record logo secundaram Vieira e viram no facto a enorme pujança financeira encarnada.
Não desprezando tal know-how jornalístico, eu não fiquei lá muito convencido que o preço de três euros e meio oferecido, quando o valor nominal das acções é de 5 euros, indicie muito boa, ou mesmo sofrível gestão, já que se traduz numa enorme perda de valor para os accionistas.
Uma outra razão tende a confirmar o que penso sobre esta conspícua matéria.
É que Berardo, quando em tempos adquiriu uma participação no clube inglês Millwall, afirmou tê-lo feito porque o clube era tão pessimamente gerido que só poderia melhorar, já que piorar seria praticamente impossível!...
Como isto certamente não acontece com a SAD vermelha, em que a boa gestão permitiu que as acções até tivessem algum valor, cerca de metade do preço inicial, o que é notável, estou convencido que só mesmo um grande amor pôde justificar a operação!...
Assim sendo, a recordação do Millwall é coisa sem qualquer sentido!...

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pois, e sociedade desportivas como o Sporting e o Porto, que também têm as suas acções com o valor nominal de 5 euros mas que presentemente valem pouco mais que dois euros são também objectos de OPA's e com ofertas de preços de 3,5 euros.
    Não é problema que as acções destes dois clubes sejam comercializadas a menos de metade do seu valor, mas já é problema se alguém se mostra interessado em comprar acções do benfica acima do seu valor de mercado.

    ResponderEliminar
  3. Claro que grandes gestões das pequenas agremiações como a do Sporting, cujas funcionalidades do estádio novo iriam sustentar o clube e, no fim, vão ser vendidas para cobrir 10% do passivo, ou como a do FC Porto que ainda não se sabe se vai ficar sediada nas Antas, em Custóias ou em Porto Galinhas, não sofrem OPA's pela sua elevadíssima qualidade.
    O maior clube do mundo, a verdadeira essência do ser português(música de fundo, sff), aquele que se confunde com a própria nacionalidade, com mais adeptos que a igreja católica e cujos feitos se festejam pelas capitais do mundo e não numa ruela é, obviamente, objecto de actos financeiros que podem desafiar a lógica económica. Mas o que está em causa é uma nação, uma religião, uma forma de existir.
    Disse!

    ResponderEliminar
  4. Cujos feitos, caro Tonibler?
    Prodigiosas fantasias!...

    ResponderEliminar
  5. Poderão não ser, nos últimos anos, tão lustrosos como os de outros, mas também não estão sob suspeita de ter sido obtidos de forma ilícita como os desses outros. Entre aqueles que não estão sob suspeita de batota, o Sport Lisboa e Benfica é inigualável nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  6. Obtidos de forma ilícita? Disse quem?

    A Carolina Salgado naquele livro que escreveu depois de se encontrar com a Maria José Morgado, e que agora é a base de toda a acusação ao Pinto da Costa?

    Sejamos francos... o homem até sabemos que é um grande..."artista", mas arranjem provas a sério... isso do "31 de boca" é o que anda a matar o país!

    ResponderEliminar
  7. Suspeita, disse eu, camarada Virus. Tanto que está sob investigação judicial sob direcção da magistrada que conseguiu... ah... conseguiu... ora... deixa cá ver... não interessa! Que toda a gente acha que conseguiu!

    ResponderEliminar
  8. Caro Tonibler:
    Obtidos de forma ilícita?
    As duas Taças dos Campeões Europeus, a Super Taça Europeia, os dois títulos de Campeão do Mundo, a Taça UEFA? Nunca ouvi falar!...
    Quanto às provas nacionais, deixem-me rir, se se trata daquela vigorosíssima suspeita que a magistrada, com o superir e consistente patrocínio de Madame Carolina, conseguiu lançar sobre o jogo com o Estrela da Amadora, último classificado, no ano em que o Porto foi campeão europeu e ia com vários pontos de avanço no fim do campeonato? E cujo processo até já tinha sido arquivado pelo mesmíssimo Ministério Público?
    Ah!, Ah! Ah!...
    Ih! Ih! Ih!...
    Isso é que é mostrar trabalho!...

    ResponderEliminar
  9. ó dr pc e qual a cotação do Porto?nem quando foram campeões os titulos subiram?
    e o porto sad tambem começou a cotar a 5€

    ResponderEliminar
  10. Caro Pinho Cardão:

    O facto de o processo ter sido recuperado dos arquivos é uma prova de que a justiça portuguesa não só funciona bem, como funciona bem duas vezes!
    Depois o Porto ganhou a Taça Toyota duas vezes. Ganhar a Taça Toyota não é ser campeão do mundo, por muito que o Porto e a Salvador Caetano queiram.
    Finalmente, a cotação da Porto, SAD é?....

    ResponderEliminar
  11. 2.28 camarada Toni.parafraseando o dr pc...só mesmo um grande amor!!

    ResponderEliminar
  12. Caros Tonibler e Menino Mau:

    Os meus amigos são muito tolerantes para com o vosso amor!...Por isso, é que nem títulos, nem resultados...nem mesmo uma tacita de um Fiat 500!...

    E alguém diz que o F.C. Porto, SAD é bem gerido em termos financeiros? Provavelmente, só as Direcções, a do Porto, porque sim, e a do Benfica, porque, com as acções de ambas as SADs valendo cerca de metade do valor nominal antes da OPA, só por descaramento poderia dizer que uma gestão é boa e outra má!...
    Aqui, sim, um boa apitadela era bem desejável!...
    Mas quanto a gestão desportiva...os títulos no futebol, no hóquei, no andebol, no basquetebol...etc, etc, falam por si!...
    E contra factos tão sonantes...só uns apititos bem extravagantes...

    ResponderEliminar
  13. CHAMADA DE ATENÇÃO:
    - Eu ABOMINO o futebol e os clubes de futebol... Jogar gosto, tudo o resto é vómito! Mas cada qual gosta do que quer! Eu é mais pastéis de nata!

    Grande Tonibler, A Justiça funciona bem????...
    Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!...Só se fôr na Nova Zelândia, porque cá não é de certeza!

    ResponderEliminar
  14. Camarada Virus:
    Funciona, sim. A justiça tarda mas não falha. Pronto, falha. E tarda. E depois falha outra vez, por meio de um recurso e tarda outra vez. Mas depois, há outro recurso e falha. E tarda...O que nos vale é que, no fim, vai o Tribunal Constitucional onde depois de muito tardar, falha!
    No caso Pinto da Costa como falhou antes de tardar, agora vai ter que tardar antes de falhar. Capisce?

    Caro Pinho Cardão:

    É óbvio que errado está(va) o valor nominal, obtido através de valorizações de jogadores e património alheio (meu!)

    ResponderEliminar
  15. Caro Tonibler:
    Nesse ponto, não andaremos longe!...
    Até porque "avaliar" jogadores é difícil!...
    O Simão é avaliado em 30 milhões...mas ainda ninguém o levou por esse preço!...

    ResponderEliminar
  16. Capisce.

    A falhar é que a gente se entende...

    ResponderEliminar