Soube-se há poucas horas que o BCE decidira, na sua reunião mensal, manter as taxas de juro até clarificação dos problemas que neste momento infectam o funcionamento dos mercados de crédito europeus, começando na semi-paralisia dos mercados interbancários.
Decisão que, apesar de aguardada maioritariamente, foi recebida com algum alívio nos mercados financeiros, tendo contribuído para corrigir o sentimento negativo que marcou a parte da manhã na Europa, pelo menos.
Esta decisão está também em linha com o sentimento dominante no Blog 4R, julgo de resto que esse terá sido um dos principais factores considerados pelo BCE para esta sensata decisão...
Aproveito para informar que no 4R não existe a expressão “ai dos vencidos...” que traduz uma lei muito em voga nas civilizações antigas, em sociedades tribais actuais (não poucas quanto isso) bem como no futebol e na política em Portugal...
No 4R a palavra de ordem é “honra aos vencidos...” e é nesse sentido que daqui dirijo uma saudação a C. Monteiro e a Bruno Simão (desaparecido?) por terem aceitado entrar neste jogo de alto risco.
Temos agora de agendar o almoço na Churr/C. Grande, aceitando-se sugestões quanto ao dia. Pela minha parte e por conveniência pessoal, proporia 12 do corrente (próxima 4ª Feira) pelas 13H00.
Também avançarei depois com uma proposta “ad hoc” de “cost-sharing” pois não me parece apropriado que os perdedores suportem a 100% a factura - nem nada de parecido.
Fico a aguardar as reacções dos participantes – Tonibler, C. Monteiro, Bruno Simão(?), Margarida C. Aguiar, Pinho Cardão, André All-garvio, Dartacão - aproveitando para informar que só me será possível voltar ao Blog no próximo Domingo à noite.
Votos de bom fim-de-semana para todos, com taças de juro moderadas
O que o BCE queria dizer:
ResponderEliminar"Isto do euro ser uma moeda forte é treta. Como o FED vai baixar as taxas, o nível do EUR/USD vai estar bom ao ponto de manter o petroleo baixo. Assim, vamos manter. Mas atenção, se o dólar subir, nós aumentamos as taxas para ter o dinheiro caro e o petroleo barato..."
Uns nódoas!
PS: Cabia-me talvez uma frase falsamente modesta pela minha invencibilidade na previsão da taxa do BCE...Mas não me apetece!:)
Conclusão #1: Vale a pena fazer apostas com o cmonteiro e com o "MIA" Bruno Simão.
ResponderEliminarConclusão #2: Uma onda de generosidade assolou o BCE.
Conclusão #3: O camarada Tóni é um poço de modéstia :)))
ResponderEliminarCá estou eu para assumir todas as responsabilidades.
ResponderEliminarBruno Simão
O dia proposto tem o meu acordo. Quanto ao desaparecimento esclareço. Andei a banhos no interior e o recente regresso foi um mergulho no trabalho.
ResponderEliminar