Foto obtida no blog Fauna Ibérica
Regressou ao território do Continente a águia-imperial onde já não nidificava desde o final da década de 70 do século passado. Uma excelente notícia para a conservação da natureza.
Notícia que modera a preocupação, justificada, de quem se apercebe de que está longe de poderem vir a ser atingidas as metas a que a União Europeia se propôs, de suster o empobrecimento biológico até 2010.
Outra boa notícia é a confirmação, pelo Governo, da intenção de libertação das ilhas-barreira no Algarve da edificação clandestina, dando cumprimento ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura-Vila Real de Santo António, demolindo cerca de 1300 ditas casas. Faço votos para que não faltem os meios, mas sobretudo não faleça a vontade de executar essa que é uma medida absolutamente indispensável, não só por razões de salvaguarda de parte de um ecossistema extremamente delicado, mas também por motivos de segurança de pessoas e bens.
Acresce que a demolição de muitas "casas" de segunda habitação, erigidas à custa do esbulho do que é público e da predação de valores naturais que não podem ser sacrificados ao interesse mesquinho de uns tantos, é condição para prevenir outras ocupações do mesmo género ao longo da costa portuguesa, sobretudo em zonas sujeitas a forte erosão.
Penso que devo partilhar o efeito agradável que esta imagem da águia imperial me provocou.
ResponderEliminarSenti por momentos, uma tranquilidade imensa: no meu país, tudo estava em harmonia; senti que o sentimento de revolta tido um pouco antes, ao ouvir a notícia sobre a ida das polícias aos sindicatos dos professores, era fruto da minha imaginação, torpe e doentia, pois isso não acontece num país onde uma águia imperial vem nidificar!
Enfim, pensei que éramos um povo maior, onde não há caciquismo, onde não há “pidismo”, onde não há polícias “yes man” que recorrentemente fazem a própria lei, com toda a impunidade!
Foi um instantâneo agradável mas, a realidade da nossa “cidadania”, está aí, nestas atitudes que lembram uma outra época!
Um bem haja ao deputado Manuel Alegre que, sem papas na língua, está na primeira fila dos que repudiam todas estas atitudes…
Está a ver, meu caro JotaC, a importância da águia imperial? Por momentos transportou-o para um País diferente. Mais uma razão para a conservar.
ResponderEliminaruma boa notícia a da águia imperial!
ResponderEliminarquanto à outra... parece que ainda vão fazer planos de pormenor!! e a seguir inventam outro plano qualquer ;(
(já viu os "meus" grifos?)
Pois é, Garina do Mar. Pior do que isso, são preocupantes os sinais de rendição do presidente da Câmara de Faro às pressões. Onde é que já vimos este filme?
ResponderEliminarE já espreitei os grifos, sim senhora...
E já agora, porque vale a pena, ponham os olhos nos Grifos da Garina (salvo seja!) ali para os lados das "milhas naúticas" em http://milhasnauticas.blogspot.com/2007/03/o-voo-do-grifo.html
ResponderEliminar:-(
ResponderEliminarMuito triste...
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367354&idCanal=2100
Sim, e revoltante também.