segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Chiado: teremos aprendido com a catástrofe?


«Há muitos edifícios que estão devolutos e temos um grande receio que se possa dar uma catástrofe na baixa como foi o incêndio do Chiado. Temos que fazer tudo o que está ao nosso alcance para evitar essa situação». As palavras são do Arq. Manuel Salgado, vereador da Câmara Municipal de Lisboa. É bom que os responsáveis se lembrem de Santa Bárbara antes de trovejar. Quem conhece a baixa de Lisboa sabe bem que a repetição da tragédia, se nada for feito, é infelizmente uma possbilidade bem próxima.

Para lá das avisadas palavras do responsável pelo urbanismo, falta perceber, agora que o novo regime do arrendamento urbano já provou não ser solução, o que é afinal "fazer tudo ao nosso alcance". Agora, não um ou dois anos depois de um acontecimento trágico que deveria mobilizar para a reconstrução mas também para a aprendizagem. Agora, que transcorreram duas décadas desde o incêndio que devorou o coração de Lisboa.


1 comentário:

  1. Fazer tudo para prevenir uma nova catástrofe é, por exemplo, existirem várias bocas de incêndio estratégicamente colocadas, que permitam o combate em tempo real...
    Será que já existem?

    ResponderEliminar