Não sei se leram um pequeno artigo de opinião de Paulo Tunhas no DN de hoje. Vale a pena lê-lo. Trata-se de uma análise às recentes palavras de Manuela Ferreira Leite que originou uma celeuma dos diabos!
“…O interessante nisto tudo é outra coisa. É o facto de, hoje em dia, as pessoas terem real dificuldade em realizar o exercício de passar das palavras ao pensamento e em interpretar o pensamento para além da letra (ainda por cima, descontextualizada). E, igualmente, o de a linguagem andar cada vez mais vigiada, com a concomitante perda de liberdade. É uma época de falta de liberdade e de muita má-fé. E, sobretudo, de nula imaginação. Pensa-se cada vez mais a crédito, como dizia Montaigne. Somando tudo, das três possibilidades que mencionei no início, a terceira é a mais caridosa. É também, certamente a mais plausível”.
As três possibilidades que o autor enumera no início da sua crónica, para tentar compreender as tais reacções foram: 1ª “má-fé”; 2ª “banal hipocrisia”; 3ª “simples estupidez”.
Elucidativo!
Caro Professor:
ResponderEliminarTambém poderia ir por aí, mas não vou por aí. Acho que há um cúmulo das 3 hipóteses: má fé, hipocrisia e estupidez.
Excelente o artigo do PTunhas.
Excelente, também li, ainda bem que aqui é citado porque deve ter passado despercebido a muito boa gente.
ResponderEliminar