sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Quatro ridentes outonos!...

Ontem foi o dia do 1 milhão. Hoje é o dia do 4º aniversário do 4R.
Quatro anos!...No entanto, quatro anos passados, a III República aí continua e IV República, ainda nem vê-la!...Diz-se que o tempo é de transformações vertiginosas. Não acredito assim tanto. Na antiga Grécia, em que o tempo era mais lento, passou-se mais depressa de Sócrates para a República de Platão!...
Mas aí a filosofia era acarinhada e por aqui cada vez mais desprezada.
Por aqui, no 4R, continuaremos filsofando!...
Um blog sério, mas com sentido de humor, sereno, mas com memória das indignidades, pacífico, mas com o sentido dos combate justos, adepto da economia de mercado e da livre iniciativa, mas com a preocupação da solidariedade, defensor de um Estado ao serviço dos cidadãos, em que as suas funções essenciais sejam preservadas e as acessórias eliminadas, um blog do presente, aberto à ciência e à modernidade, mas com preocupações éticas, que denuncia os mitos do presente e não esquece os valores do passado.
Um blog limpo, que tem atraído um escol de comentadores que, concordando ou discordando, o fazem com urbanidade e elevação.

7 comentários:

  1. Em suma, e muito meritóriamente, podemos considerar que o Quarta República está para a "estética" governativa, como a contabilidade paralela para as empresas que teimam em manter-se na mencionada economia de mercado, priveligiando e defendendo acérrimamente a livre iniciativa, compatibilizando-a com a solideriedade. Exercício para o qual as filosofias conservadoras e emergentes se demonstram inaptas.
    Esperemos então para conhecer o sucessor de Socrates e verificar se o mesmo se irá revelar um Platão seguidor da filosofia de um mestre que não admitia discíplos.
    Parabéns ao 4R, aos seus autores e aos seus comentadores/leitores/comentadores.

    ResponderEliminar
  2. Caro Bartolomeu:
    Bem...estou aqui a ver se consigo chegar onde é que quer chegar...e estou como aquele dirigente que quando as coisas não lhe agradavam interrogava: Estás a falar de quê páh??
    :)

    ResponderEliminar
  3. ...Caro Drº Pinho Cardão, subscrevo em absoluto todas as suas palavras, excepto a do título: ode se lê "ridentes" deverá ler-se sorridentes, acho eu...
    :)

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Pinho Cardão,

    Aqui ficam os meus parabéns que se estendem aos autores e comentadores.

    Espero que estejamos em desacordo mais vezes porque assim não só se vai aprendendo alguma coisa, como também temos o gozo acrescido de terçar argumentos.

    Cumprimentos,
    Paulo

    ResponderEliminar
  5. Caro Jota;
    Como em outras situações, sujeitas à gerência de "outros" dirigentes, não é o chegar que precisa de ser entendido, mas sim o percurso desde que se inicia a caminhada.
    Até porque o chegar está à partida garantido, mesmo que a marcha seja interrompida e nunca mais retomada.
    ;)))

    ResponderEliminar
  6. Ai, ai, as filosofias que para aí vão a pretexto do 4r, caros Bartolomeu e Jotac!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns a todos quantos fazem o IV República, e espero que continuem a oferecer-nos diariamente interessantes pontos de vista para debate e reflexão.

    ResponderEliminar