segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"Na próxima semana divulgamos os espiões..."

O senhor ministro da defesa deu uma entrevista ao i, desta feita para falar não sobre a principal ameaça à paz que tem sido o PSD, mas - calculem!- sobre a segurança internacional. É hábito nestas entrevistas de encomenda aparecer uma revelação estridente. Ao contrário do que se poderia calcular, o sound bite não foi que o ministro se pôs ao lado dos militares que anunciaram pretender "ir ao focinho" do corajoso escritor Lobo Antunes. Não. Santos Silva veio revelar ao País que "espiões militares seguem para teatro de operações do Afeganistão no Outono". Mas mais: "o ministro acredita que também no Líbano - os militares portugueses participam na UNIFIL - deve haver este «instrumento»".
Eis mais uma originalidade com que Portugal brinda o mundo, divulgar a sua participação em acções secretas. A lista dos espiões militares segue dentro de momentos...

11 comentários:

  1. Era precisamente isso que eu ia pedir (antes de ler o último período do texto), a lista dos nomes dos espiões, por mera curiosidade, quem sabe se não reconheceria algum e até me poderia disponibilizar para lhe dar umas dicas... Valha-nos o Santíssimo! Quando penso que a comédia vai acabar... eis que surge mais uma cena!

    ResponderEliminar
  2. O melhor é irem com pulseira electrónica... pró caso de se perderem... e tal...

    ResponderEliminar
  3. Eu lembro-me de uns sujeitos que iam para o pé de mim na praia, com umas tangas, a dar mergulhos acrobáticos aos berros para que toda a gente assistisse. Pelos vistos chegaram a ministros...

    Foi só um pensamento balnear...

    ResponderEliminar
  4. Em Vilamoura até se viam não só de tanga mas de “fio dental” e com protuberâncias abdominais já visíveis na altura!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:29

    A cretinice não tem mesmo limites. Há uns anos, governo Guterres, houve um ministro que chegou mesmo a divulgar uma lista com nomes.

    Na dúvida, na dúvida, e ja que a missão foi anunciada, nada como divulgar a lista de nomes e preparar tanto a partida como a chegada dos "espiões militares" com fanfarra e honras militares. Convidando toda a imprensa, naturalmente, para as movimentações dos senhores não passarem sem a nota e o registo que são tão necessários na profissão de "espião militar".

    Notavel!!

    P.S.: Caro Ferreira de Almeida, como é essa dos militares que querem "ir ao focinho" do escritor Lobo Antunes?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:02

    Meu caro Zuricher, concluo que não leu o Expresso do último fim-de-semana. Mas pode apanhar o fio da notícia aqui http://aeiou.expresso.pt/antonio-lobo-antunes-falta-a-iniciativa-em-tomar-por-razoes-de-seguranca=f600132

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:31

    Caro Ferreira de Almeida, muito obrigado pelo clipping. Mas que disse o escritor de tão ofensivo para gerar tão «elegante e polida» resposta por parte dos militares reformados? E bastante curiosa essa história de não ir porque não estão garantidas as condições de segurança.

    Isso tudo tem uns certos contornos de comédia ou estarei a ver mal?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:54

    Confesso-lhe, meu caro Zuricher, que não conheço a estória a fundo mas só a parte que resulta de uma notícia do ultimo Expresso, que dava conta das ganas dos militares em "ir ao focinho" a Lobo Antunes por causa de alusões alegadamente desprimorosas para a instituição militar feitas pelo escritor numa entrevista transformada em livro sobre a guerra colonial.

    ResponderEliminar
  9. Então deve ser por isso que Obama já fala em sair do Afeganistão...

    ResponderEliminar