domingo, 28 de agosto de 2011

Por terras da Eslávia do Sul: Na Kraju- XXII


FIM.............
NA KRAJU (em croata).......KONEC (em esloveno)......
KPAJ (em sérvio).......HÁ KPAJOT (em macedónio)
E ainda falta o sérvio em cirílico e o bósnio nos dois alfabetos!A língua tem muita força.

E forçou que a identidade de cada nação pudesse perdurar para além dos tempos e das ditaduras!
UFF! E eu cheguei ao fim!...

12 comentários:

  1. Hércules, foi até ha dois dias o heroi que preencheu o meu imaginário...
    Quando tomei conhecimento do heroísmo daqueles Eslovenos que, animados pela força indefectível do amor, galgam os 300 degraus da Igreja da Assunção com a noiva às cavalitas, na firme convicção de que no cimo, conhecerão o verdadeiro paraíso; a "terra prometida"... meu caro Dr. Pinho Cardão... toda a firmeza das minhas convicções se desmoronou.
    E passei a admirar aqueles gigantes da ingenuidade e ganhei a convicção que o vinho eslavo, tem muito mais grau que o nosso.
    ;)
    É uma pena que estes seus fantásticos postais ilustrados, tenham terminado tão precocemente de ser "imprimidos". Resta-me agradecer-lhe, caro Dr. P C e esperar pela próxima reportagem.

    ResponderEliminar
  2. Dr. PC :)

    Tenho seguido atentamente os seus relatos, no entanto, agora senti-me na obrigação de intervir porque o Dr. PC tocou (ao de leve e se calhar sem se dar conta) num assunto, extraordinariamente, complicado.

    Nunca cometa o engano de chamar Macedónia à Antiga República Jugoslava da Macedónia e nunca diga que eles falam macedónio, principalmente se estiverem Gregos e Cipriotas por perto.

    Eu já assisti a incidentes interessantes porque alguém teve, sem querer, uma escorregadela dessas. A sensação com que se fica é que os Gregos estão dispostos a matar por tudo o que tenha a ver com esse assunto, logo é uma situação muito, muito sensível e nada fácil de resolver.

    ResponderEliminar
  3. Era uma missão duríssima, mas alguém tinha que pegar nela...

    ResponderEliminar
  4. Pena ter chegado ao fim, Dr. Pinho Cardão, a viagem (real e a escrita) que eu estive para fazer este verão... Muito obrigada pelas suas palavras. Vou compilar as suas informações para o futuro, talvez um dia possa a possa concretizar...

    ResponderEliminar
  5. É o que se chama terminar em beleza, caro Pinho Cardão...
    E agora confesse lá ter levado sua digníssima Esposa nos braços, escadaria acima, afirmando a conhecida e proverbial valentia e reiterando, em beleza, as promessas de vida feitas há já uns anitos...

    ResponderEliminar
  6. Caro Dr. Pinho Cardão
    Deu-nos a conhecer muitas pérolas, de "fazer crescer água na boca"! Mas a viagem foi também uma verdadeira pérola e o trabalho de reportagem inexcedível. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Caro Bartolomeu:
    De facto, e para alguma surpresa minha, os eslovenos também têm por lá boa pinga...Se os noivos já vão pingados, isso não sei lá bem. Mas se o Bartolomeu o diz...
    Quanto a terminar precocemente, nada disso, XXII capítulos já dão um grande romance...

    Cara Anthrax:
    Pois tem toda a razão e há simplificações que podem dar para o torto. Conheço a questão, mas creio que os gregos andam entretidos com greves e manifestações e, distraídos, não têm tempo para o ssencial, como ler o Quarta República. Mas, pelo sim, pelo não, daqui para o futuro, quando me referir à Macedónia, ex-república jugoslava, direi Поранешна Југословенска Република Македонија - ПЈРМ, isto é, para os menos letrados em cirílico, "Antiga República Jugoslava da Macedónia", que os gregos já aceitam.

    Caro Tonibler:
    Fica então bem provado que não recuo mesmo perante as provas mais difíceis...

    Cara Sandra Costa:
    Pois vá lá, que vale a pena. E obrigado pelo que referiu.

    Caro Tavares Moreira:
    Muito obrigado pelo reconhecimento da minha valentia. Mas, tendo tentado pegar na minha dilecta esposa para experimentar subir um degrau, a recusa foi total. O que prova que o mérito nunca é reconhecido internamente...

    Cara Margarida:
    Desvanecido fico eu...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22:27

    Que magnifica rota! Já o escrevi e renovo: abriu-nos o apetite, Pinho Cardão. Só o apelo do Sr. Presidente da República nos encurta a vontade ;)

    ResponderEliminar
  9. escondam a cabeça na areia ..isso..força ..vão fundo ..

    ResponderEliminar
  10. Onde, onde, Caboclo?
    Cagente vai-se já a eles caté os comemos!!!

    ResponderEliminar
  11. Caro Ferreira de Almeida:
    Temos que ser fortes, caro Ferreira de Almeida. E nem a vontade do Presidente nos deve tirar a vontade da rota certa...

    ResponderEliminar