Faleceu ontem o nosso amigo José Alberto, um dos autores deste Blog.
Economista brilhante e também licenciado em Direito, teve uma vida profissional intensa e foi um dos principais responsáveis pela modernização do sistema financeiro português, no plano legislativo, como Secretário de Estado do Tesouro, com Cavaco Silva e, depois, Secretário de Estado Adjunto, com Miguel Cadilhe, e no plano da acção, como fundador e Presidente da CISF, Companhia de Investimentos e Serviços Financeiros, que se veio a distinguir na dinamização do mercado de capitais e no apoio à criação de empresas, como verdadeiro Banco de Investimento.
Numa carreira ascendente, em que a competência, o mérito, o rigor e a seriedade eram os pilares fundamentais, Foi Administrador do Banco Pinto & Sotto Mayor, Presidente da Caixa Geral de Depósitos e Governador do Banco de Portugal.
Militante do PSD por convicção, e não porque esperasse o que quer que fosse do partido, foi Vice-Presidente da Comissão Política e Deputado de 2002 a 2005.
Exerceu depois funções como Presidente da Caixa de Crédito Agrícola, onde foi injustiçado, até pela própria Justiça que deixou prescrever um processo em que reclamava completa inocência, e como Presidente do BAI-Europa, Banco Angolano de Investimentos.
Foi ainda Professor e Pró-Reitor da Universitário Católica.
Sempre dispensou assessores de imagem que o projectassem na comunicação social, bastava-lhe a consciência de que sempre dava o seu melhor. E tanto deu que, ainda hoje, muitos colaboradores do Banco de Portugal o lembram como o melhor governador que conheceram.
Portugal perdeu um dos seus melhores, exemplo de competência e profissionalismo que dispensavam mediatizações.
Portugal perdeu um dos seus melhores, exemplo de competência e profissionalismo que dispensavam mediatizações.
Para mim, o José Alberto foi um amigo de vida, um grande amigo da minha vida.
Os pêsames à mulher, Carmen e aos irmãos, também bons amigos, e Paz à sua alma.
Os pêsames à mulher, Carmen e aos irmãos, também bons amigos, e Paz à sua alma.
Um grande Amigo, sempre disponível, atencioso e afável. Lamento imenso o falecimento deste amigo a quem presto a minha singela homenagem.
ResponderEliminarCondolências à familia e grande abraço aos companheiros quartarepublicanos.
Que descanse em paz, a sua memória perdurará!
Muito obrigado pelas suas palavras Dr. Pinho Cardão. Justas e com enorme amizade.
ResponderEliminarUm abraço,
Tomé
Recordo as nossas conversas nos corredores e, sobretudo, no plenário. Sentados lado a lado durante três anos dá para entender a amizade e a cumplicidade que partilhámos. Ainda era pior do que eu. Sempre a estudar, sempre com os seus artigos, sempre com os seus apontamentos e, sobretudo, com as suas formidáveis tiradas humorísticas, das quais muitas vezes fazia parte ou era alvo. Que saudades, meu Deus. Que saudades!
ResponderEliminar
ResponderEliminarA minha muito sentida homenagem à memória de um português insigne.
Rui Fonseca
Obrigada Dr. Pinho Cardão pelo seu bonito e justo texto.
ResponderEliminarCausa-me grande tristeza a perda do Dr. Tavares Moreira. É uma espécie de amputação, a vida fica menos rica. É muito duro o desaparecimento de Amigos a valer. Tive a sorte de conhecer o Dr. Tavares Moreira, um privilégio. Muito me ensinou e muito aprendi, sempre disponível para conversar, ouvir e transmitir o seu muito saber. Muitos bons conselhos dele recebi.
Era uma excelente pessoa, de grande qualidade humana, de grande competência e profissionalismo, um homem livre e independente. Guardo na memória encontros e convívios muito bem passados, na presença, também, de muitos Amigos do 4R.
Prestou muitos e bons serviços ao País, um homem de serviço público a quem o País muito deve.
Os meus sentidos pêsames à Carmen, sua mulher, e à sua Família.
Os meus sentimentos à família
ResponderEliminar
ResponderEliminarTriste notícia que muito lamento. Junto me à vossa homenagem e ao sentimento de que perdemos um amigo corajoso, frontal nas suas opiniões e inconformado com a grande injustiça que teve que sofrer. Muitas vezes me surpreendeu o seu sentido de humor, quer no 4r quer nos simpaticos convivios em casa do Antonio e da Graça a quem devo as melhores memórias que dele guardo.
Os meus sentidos sentimentos a sua mulher e família. Um abraço a todos os 4republicanos e amigos neste momento em que o grupo que tanto nos animou fica agora sem um dos seus elementos tão marcante.
A tristeza de assinalar aqui a perda de um Amigo que fiz neste espaço só é compensada pela memória, que perdurará, dos momentos passados na companhia virtual tantas vezes, mas também do convívio com o Dr. Tavares Moreira. Creio quem teve o privilégio de o conhecer não ficou indiferente às suas qualidades, ao seu saber, à serena coragem de dizer o que deveria ser dito ainda que contra a corrente das conveniências, à perseverança com que o que fazia. Sei que alcançou, pelo seu mérito, o que poucos conseguiram, caso não muito frequente nesta terra onde, de comum, valem mais as obediências que as competências. Para a Família vai a minha solidariedade. Nós, privados da sua presença física, ficamos com a recordação indelével dos bons momentos. Até sempre, Dr. Tavares Moreira.
ResponderEliminarCaro Dr. Pinho Cardão,
ResponderEliminarComo conterrâneo e amigo do Dr. J A Tavares Moreira desde os nossos 10/11 anos de idade, corroboro e concordo com tudo o que, muito bem diz.
Apenas posso sublinhar, por conhecimento directo, que sempre foi um filho dedicado e um irmão protector e disponível e um companheiro exemplar para a 'sua' Carmen.
De uma afabilidade imensa e sincera, gozava do maior prestígio e consideração entre todos os seua amigos poveiros, que eram muitos.
À sua mulher, irmãos, cunhadoa, sobrinhos e amigos os meus sentimentos e que descanse em Paz que bem a merece.
Meira Fernandes
ResponderEliminarDeixo algumas outras mensagens enviadas
Nem sei o que dizer.
Quase todos dias recebo notícias de familiares e amigos que se vão embora ou que estão doentes. Levam com eles uma parte de mim.
E eu sinto.
Um abraço amigo a todos. A última vez que o vi foi em casa do Pinho Cardão.
Tenho tão boas recordações dele na AR. Gostava muito quando se lembrava de me mandar umas tiradas cheias de humor.
Agora, neste preciso momento, saltam tantas imagens e tantos diálogos...
Salvador Massano Cardoso
Também me faltam as palavras. Recordo o seu bom senso, o bom trabalho que desenvolvemos na IX Legislatura no Parlamento (também com o António) e, antes disso, no programa do PSD para as eleições de 2002 juntamente com o Luís Mira Amaral e o Carlos Tavares. Só posso dizer bem. Desaparece um homem bom. Vítima de muitas injustiças.
Miguel Frasquilho
Um grande abraço para a família do José Tavares Moreira neste momento triste e difícil. Tive o privilégio de o ter como colega quando fui deputado e também no 4R. Deixa-me boas memórias
Vítor Reis
Agradeço todas as palavras com que lembraram o Dr. Tavares Moreira,para mim o José Alberto, amigo de há 50 anos, "um português insigne", como é referido, e um homem íntegro e bom.
ResponderEliminarTransmitirei à família esta nossa homenagem.