quinta-feira, 31 de março de 2005
Instrução popular
Dois exemplos de como há cerca de 125 anos se promoviam os "conhecimentos úteis" junto das camadas populares. O exemplar da esquerda pertence a uma colecção designada "Bibliotheca do Povo e das Escolas", o da direita integrava a "Bibliotheca de Agricultura e Sciencias". Ambos abordam o mesmo tema, a economia política "para todos", sendo de destacar a autoria do segundo: João de Andrade Corvo.
A "Bibliotheca do Povo e das Escolas" era publicado por um dos mais importantes editores de Lisboa, David Corazzi. Os diferentes números eram lançados a 10 e 25 de cada mês, custavam 50 reis e alguns ultrapassavam os 15 mil exemplares de tiragem.
Bem precisávamos de uma colecção "popular" dedicada à divulgação científica, à semelhança destas duas "bibliotecas". O esforço empreendido por alguns editores, destaco a colecção científica da GRADIVA, precisava de chegar a mais gente e a preços mais baratos. Era uma excelente ajuda para as nossas escolas e para o urgente desenvolvimento de uma cultura científica, a partir da base.
Sei que estamos na era do multimédia, com os canais do cabo a darem um ajuda inestimável. Mas há temas que dificilmente terão lugar no pequeno ecrã. A "economia política" é um deles. Sempre evitaríamos algumas asneiras que ouvimos todos os dias.
Que me seja tolerada a ousadia, mas queria deixar-lhe aqui o convite para que se dignasse participar no debate subordinado ao tema "Educação" que hoje abriu no blogue "http://namesadocostume.blogspot.com/".
ResponderEliminarSendo o sr professor uma das pessoas mais qualificadas para abordar este assunto, seria uma grande honra poder contar com o seu contributo.
Respeitosamente
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar