segunda-feira, 13 de junho de 2005

“Não fume em locais fechados”



O Ministério da Saúde está a divulgar na televisão informação muito interessante sobre o tabaco. “Não fume em locais fechados” está bem elaborado e é perfeitamente esclarecedor. O fumo passivo constitui um factor de risco para várias afecções, havendo, por isso, necessidade de acabar com a sua prática.
Concordo com a medida e felicito os promotores. No entanto, gostaria de exprimir que, para alcançar o objectivo em causa, é necessário medidas legislativas. O governo anterior aprovou um decreto nesse sentido. Mas, o senhor Presidente da República não promulgou o documento, devido à transição dos responsáveis.
O actual ministro da Saúde já veio a terreiro criticar as medidas propostas. Sendo assim, aguardo para ver o que é que vai sair relativamente a este assunto. Em princípio, um documento mais “expressivo” e com alcance superior ao vetado. Espero que seja decretada a proibição de fumar em locais fechados susceptíveis de por em causa a saúde dos trabalhadores, assim como do público em geral.
A medida que está decorrer tem o seu valor, mas é insuficiente para resolver o problema. As medidas legislativas têm um impacto extraordinário na saúde pública.
Vou estar atento às iniciativas do senhor ministro da Saúde. Se não houver medidas concretas e corajosas, então algo vai mal por aquelas bandas…

2 comentários:

  1. Mas o Ministro das Finanças já deu um forte incentivo a deixar de fumar com o aumento de 15% do Imposto do Tabaco.
    Vou ver se o consigo aproveitar com os meus doentes!

    ResponderEliminar
  2. Também eu. Mas não é suficiente!

    ResponderEliminar