Os resultados dos exames do 9.º ano foram maus, especialmente a Matemática. Nada surpreendente, diga-se. Há dois tipos de atitudes possíveis que são de rejeitar: invocarmos "desculpas de mau pagador" ou ligarmos a "carpideira nacional". Ambas dificilmente resolverão o problema. A única atitude a tomar é a de tentar e trabalhar para que os resultados no próximo ano sejam melhores. Para que tal aconteça há que reconhecer que é preciso trabalhar mais e melhor e modificar a atitude perante os alunos: se exigirmos pouco, eles dão pouco; se exigirmos muito eles dão muito. Não vale a pena continuarmos a tratar as novas gerações como se fossem criaturas frágeis e carentes de protecção. Esse tem sido o mal do nosso sistema de ensino de há muitos anos.
Da parte do Ministério da Educação há que reflectir sobre o que é o actual 3.º ciclo do ensino básico. Quando em cada ano se dispersa o esforço por dezena e meia de disiciplinas, leccionadas por outros tantos docentes, há que reconhecer que se trata de uma dispersão pouco benéfica ao sucesso dos alunos. Mais vale centrar o esforço num conjunto de saberes estruturantes do que o dispersar por um leque vasto de disiciplinas. A Matemática é das disiciplinas que mais é afectada por esta dispersão e os resultados estão à vista.
Completamente de acordo meu caro djustino...mas infelizmente, e oferecendo a este fórum uma visão um pouco superficial, há que dar saída profissional aos "milhentos" cursos superiores que são leccionados por esse país fora, e é preciso empregar outras "milhentas" pessoas em actividades ditas produtivas, e para isso está cá o Estado a pagar...senão estaria grande parte a viver da Segurança Social (o que na prática iria dar ao mesmo). No entanto talvez não estivessemos em vias de hipotecar o futuro das próximas gerações, com o objectivo de "desenrascar" as actuais tentando dar-lhes um objectivo e um sentimento de utilidade na nossa sociedade...enfim este é o problema dos cobertores...tapamos a cabeça, mas destapamos os pés...e só quando apanhamos a constipação é que reparamos que dormimos de pés destapados...
ResponderEliminarMais um comentário do "sistema" aquele que levou a esta situação.
ResponderEliminarEste resultado demonstra com toda a clareza a incapacidade do sistema educativo de formar adequadamente os alunos.
Mas estes resultados revelam sobretudo a incompetência dos professores de matemática são eles os responsáveis pela transmissão de conhecimentos nesta área e foram eles os autores da prova.
É preciso pôr em causa a competência de quem, recorrentemente, ano após ano, compromete o futuro de milhares de jovens, de gerações, do país.
E o que diz o ex-ministro David Justino? Pró ano há mais?!!! É curto. Muito curto!!!
bem eu sou um aluno e acho que nos nao somos tratados como " criaturas frageis".
ResponderEliminarparece que gostam de "culpar" a "nova geraçao" pelo o pais estar como esta... pensam que somos nos que vamos mudar as coisas... mas nao! como e que alguem consegue mudar seja o que for se o pais nem facilidades da aos nossos estudantes que se veem obrigados a ir estudar para o estrangeiro? uma coisa e certa eu n me queixo porque sei que temos que estudar, porque no estado em que esta o mundo nao somos nada se n tivermos um curso superior.... muitas das pessoas qu estam a frente do nosso pais so pensam nelas e na sua condiçao financeira... tem que ter os seus jactos privados, a sua limusine para ir discursar um discurso previamente ensaiado.
nao discriminem a "nova geraçao" e nao pensem que nos somos previgeliados porque temos estudos mais exegentes do que a sociadade actua.
opiniao de um miudo de 14 anos