segunda-feira, 5 de setembro de 2005
Mário Soares-globalista contra a globalização!...
Para além de ser contra a guerra do Iraque, o Dr. Mário Soares também é contra a globalização.
E se posso entender a sua posição no primeiro caso, já não a compreendo no segundo, face à prática da sua vida.
A globalização esbate fronteiras, de modo a colocar os produtos, produzidos onde quer que seja, em todo o lado.
E qual tem sido a postura do Dr. Mário Soares?
Começou por ser um “globalista”, lutando contra o “isolacionismo” português: percorreu mundo a "vender" a oposição democrática".
Depois, como Presidente da Internacional Socialista, procurou “vender” o produto socialismo por todo o globo, apresentando-o na matiz (socialismo alemão, social democracia sueca, terceira via…) mais adequada ao mercado objectivo, isto é, ao país em causa.
Como qualquer executivo de uma multinacional, deu várias voltas ao mundo para colocar o produto, procurando internacionalizar a marca.
Sendo então um entusiasta da globalização do produto socialismo, mal se compreende que combata a globalização de outros produtos, tão legítimos ou tão legais como esse produto ideológico.
Como Presidente da República, certamente com o objectivo de colocar a marca Portugal ou a de produtos portugueses, também viajou pelo universo, com empresários, artistas, intelectuais e muitos jornalistas.
Chegou mesmo a dirigir acções que um qualquer Director de Marketing de uma Multinacional não desdenharia, promovendo impressivas sessões publicitárias em mercados difíceis para Portugal, por exemplo nas Seychelles, através da exibição da técnica de montar tartarugas….
Dirão algumas más-línguas que o Dr. Mário Soares não pretendeu, nas suas viagens de circum-navegação, colocar outros produtos que não fosse a si próprio.
Parece-me excessivo concordar com tal afirmação. Mas, mesmo que assim fosse, tratar-se-ia sempre de uma operação de colocação globalizada de um produto, que seria a sua própria imagem.
Assim, não compreendo por que razão o Dr. Mário Soares, comportando-se como um globalista, é contra a globalização.
A continuar!...
EHHH...Esse Soares por acaso não será o mesmo que há 2 meses atrás não se ia candidatar à Presidência da República???...
ResponderEliminar