terça-feira, 15 de novembro de 2005

Importa-se de repetir?

A entrevista ao Prof. Cavaco Silva na TVI parecia um ajuste de contas com o que quer que ele possa ter feito ao longo da vida. Desde frases de 1978, citadas fora do contexto, a trocadilhos, a dúvidas sistemáticas sobre o que era afirmado até à forma desafiadora e desastrada como foi abordada a questão do Iraque - "não vi nada escrito!... "- tudo conduziu a um ambiente hostil, tenso, impondo ao entrevistado uma posição defensiva e de paciente repetição das mais simples evidências.
Não vi as outras entrevistas, por isso não estou a comparar ou a dizer que esta foi mais agreste que as outras. O que vi, e o tom da maior parte das perguntas, no entanto, fez-me lembrar aquele anúncio "importaste-te de explicar isso como se eu fosse muito estúpida?"
É que, por mais explicado que estivesse, havia sempre um pormenor a levantar dúvidas...

3 comentários:

  1. Peço desculpa por discordar, mas considerei que a entrevista foi na linha das restantes. Aliás, acho que foi simpática em muitos aspectos para com ACS.
    Não pediu comentários sobre a asserção de MCadilhe de que ACS era o pai do monstro, por exemplo, nem explorou o mais recente artigo de fundo, sobre a Lei de Gresham, por exemplo, ou sobre aspectos como o Conselho de Estado.
    Em suma, foi a reboque dos temas do momento, com as consequências que isso tem.

    Cumprimentos

    Adriano Volframista

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:01

    Não vi nenhuma das entrevistas com os candidatos. Mas tenho assistido às prestações da senhora entrevistadora (como tal e como comentadora/analista que comenta os comentários de outros jornalistas). A atitude de mal-criada em relação aos entrevistados ou em geral sobre as pessoas que são objecto das suas superiores apreciações é, na personagem, um hábito. O pior é que há muito quem entenda que é esse estilo marca o bom jornalista. Não é o único exemplo, porém...

    ResponderEliminar
  3. Também vi a entrevista ao Dr.Anibal Cavaco Silva. A entrevistadora mostrou sempre uma atitude hostil perante Cavaco Silva e tentou através de malabarismos ( que sempre lhe sairam mal ) " beliscar " a candidatura do Dr.Cavaco Silva. O candidato quanto a mim, esteve sempre muito bem, destacando nomeadamente a resposta que Cavaco Silva deu, quando questionado sobre a sua posição e intervenção na questão do Iraque. Penso que a candidatura do Dr.Cavaco Silva marcou mais uns pontos...

    ResponderEliminar