sexta-feira, 11 de novembro de 2005

O malefício do infractor

Os resultados da última sondagem conhecida sobre intenções de voto para as próximas eleições presidenciais, publicada hoje pelo Correio da Manhã, permitem retirar algumas ideias sobre as estratégias seguidas por cada uma das principais campanhas.
1. Cavaco Silva mantem-se bem acima da maioria necessária para vencer na primeira volta. A ligeira quebra registada deve-se à entrada de Manuel Alegre e à polarização do debate em torno das esquerdas socialistas.
2. Mário Soares é penalizado não só pela afirmação de Manuel Alegre, mas acima de tudo, pela campanha negativa que tem vindo a desenvolver. Se o objectivo era a de bipolarizar com CS e marginalizar os restantes candidatos da esquerda, então a estratégia seguida revelou-se errada.
3. Manuel Alegre ao afirmar a autonomia e acertividade do seu discurso beneficou do reconhecimento do eleitorado. Também MA tem vindo a gerir muito bem os seus silêncios em clara oposição à retórica prolixa de MS.
4. O eleitorado identificado com o PS reparte-se de forma equilibrada entre CS, MS e MA, facto que revela a descolagem progressiva do centro-esquerda do "projecto Sócrates" e uma manifesta divisão do núcleo duro socialista entre Soares e Alegre.

Com a anunciada publicação dos resultados de uma outra sondagem no próximo fim de semana, é provável que assistamos a alguns reajustamentos na estratégia dos diferentes candidatos. Poderão ser mais notados nas reacções à entrevista de Cavaco Silva à TVI, agendada para a próxima segunda-feira, após o Jornal Nacional das 20h.

3 comentários:

  1. Acho que o Mário Soares está claramente a prejudicar uma candidatura de esquerda credível...

    ResponderEliminar
  2. Outra vez o Correio da Manhã citado neste blog?...

    Bem, acho que quando começarem a falar, as coisas invertem-se. E não se consegue ganhar eleições calado.

    ResponderEliminar
  3. Eu cá para o meu nível intelectual é mais o 24horas e a Bola...

    Vejamos uma coisa, para que há-de o Prof. perder tempo, e desperdiçar saliva, a falar demasiado se o pavão do MS fala por todos? Neste momento falar demasiado é contraproducente, e até o MA se apercebeu disso, por isso é que ele fala pouco, bem e só em momentos por si escolhidos... ao contrário do Soares que não perde uma oportunidade de meter a garfada a toda a hora e em qualquer lugar...

    Se não fosse pelo CS à direita até eu votava do MA... pois fora o CS não via mais nenhum candidato de direita verdadeiramente viável para o lugar em questão (bom... talvez o Santana Lopes e a Cinha Jardim??? :) ).

    ResponderEliminar