domingo, 18 de dezembro de 2005

Novo Hospital Pediátrico de Coimbra


Novo Hospital Pediátrico - Coimbra

O Hospital Pediátrico de Coimbra está para as crianças como pão para a boca. Após as peripécias que ocorreram aquando da decisão na sua construção que, diga-se de passagem, foram perfeitamente lamentáveis, lá se decidiram pela sua edificação. Ficámos todos satisfeitos. E, mais ainda quando a obra começou a tornar-se visível. Depois, inesperadamente, fomos confrontados com uma redução drástica das verbas previstas para 2006. Não foi dada explicação cabal que justificasse a mesma, atrasando, e em muito, a conclusão do novo hospital. A seguir, como a conta gotas, surgiu a notícia de que havia problemas técnicos com uma linha de água que, segundo os nossos governantes, não tinha sido tomada em linha de conta. Recentemente, a senhora Secretária de Estado explicou que os cortes orçamentais eram devidos à existência desse problema! Fabuloso! Tanto engenho!
O Senhor Ministro da Saúde transfere, de acordo com a clássica prática nacional, o problema para o seu antecessor, responsabilizando-o pelo facto. O costume. Se não são uns são os outros. Trata-se de um problema técnico? Então resolva-se tecnicamente e quanto antes melhor. Para isso é que há ministros e não para lançarem as responsabilidades nos anteriores. Se as tiverem então que se accione todos os procedimentos para castigar (a sério) os incompetentes, quer sejam técnicos, quer sejam políticos, mas, entretanto, resolva os problemas, porque para isso é que é ministro. Certo? Às tantas estou para aqui dizer barbaridades! Já agora, se havia problemas técnicos, em vez de terem reduzido as verbas deveriam era tê-las aumentado para que o hospital seja construído dentro dos prazos. As crianças da região Centro agradecem Senhor Ministro da Saúde e Senhora Secretária de Estado. Quanto aos responsáveis locais da saúde: moita-carrasco! Um, nem abre o bico (a hierarquia política assim o determina, não é verdade?), o outro, responsável pelo Centro Hospital de Coimbra, no qual está integrado o Hospital Pediátrico, afirma que as crianças não deixarão de ser bem tratadas naquele velho convento que não tem condições para prestar os cuidados necessários.
O melhor do mundo são as crianças e o melhor das crianças é a sua saúde e bem-estar.
Coragem senhores responsáveis pela saúde. Decidam, resolvam os problemas. Eu e muitos compatriotas não deixaremos de agradecer. Para terminar, uma palavra de solidariedade aos colegas que não se calam e nem se deixam intimidar.

1 comentário:

  1. Não pode ser. Esse hospital está a atrapalhar o caminho do progresso que, como toda a gente sabe, vai de rápido para apanhar o avião. Hospitais? Umpf! Quem é que precisa disso? Não podemos agora andar a gastar dinheiro necessário ao progresso do país em ninharias.
    Além do mais as criancinhas podem juntar-se naquelas excursões que os bombeiros fazem a Espanha para serem tratadas. O que é preciso é fazer uma grande plataforma ibérica de transportes....

    ResponderEliminar