domingo, 18 de junho de 2006

Várias pronúncias tem o Norte

Uma reunião da CCDR-Norte com um deputado socialista deu origem a uma notícia em que este último se congratulava por alegadamente 40% das verbas do futuro QREN se destinarem "ao Norte". Não relevo - mas estranho - o facto de serem deputados e dirigentes da CCDR, e não o ministro responsável pelo desenvolvimento regional, a anunciar a distribuição de verbas do próximo quadro comunitário de apoio. O que verdadeiramente me preocupa é o facto de não se perceber de que "norte" falam estes senhores. Será porventura o mesmo "norte" que nos anteriores QCA concentrou na Área Metropolitana do Porto a larguíssima percentagem dos montantes destinados à coesão territorial, deixando esquecidas as regiões tradicionalmente mais pobres que assim continuaram na senda do empobrecimento, do isolamento e, consequentemente, da desertificação humana?

A ver vamos...


5 comentários:

  1. Pois é : há sempre algo que fica a Sul de algum Norte, com excepção do Pólo do dito. E, quando a Geografia é usada para encobrir negociatas políticas, acabam todos por perder o norte, sobretudo se existem fundos por distribuir...

    ResponderEliminar
  2. Mas Norte não é Porto? Se não é, anda muita gente enganada

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:36

    Pois anda...

    ResponderEliminar
  4. A única razão pela qual gostaria de ver a criação de uma região Norte com capital no Porto era para ver o pessoal de Braga e Bragança a gritar "Só quero ver o Porto a arder!" e "Contra o centralismo do Campo Alegre!".....:)

    ResponderEliminar
  5. Pois é! Lisboa está para o País como o Porto está para o Norte. Logo aí Lisboa ganha 3-1!
    Depois o Porto está para o Minho, Tras os Montes ou Alto Douro, como Lisboa está para a Estremadura ou Ribatejo - aí empatam com vantagem para Lisboa. E por aí fora. No
    final do Campeonato, destas coisas claro, Lisboa ganha 15-5 ao País e 15-1 ao Porto. Não se preocupem pois com o monopólio Portuense, pois se o que se disse fosse verdade teriamos que encerrar Lisboa. E nem sou regionalista ou bairrista. Sou realista!
    E uma correcção - Se o centralismo estivesse no Campo Alegre eramos um País Feliz. (!!!!!!!!)
    Não : está entre o Campo Grande e o Cemitério dos Prazeres.
    Nortisticamente
    Rui Vasco

    ResponderEliminar