domingo, 18 de março de 2007

O sustentável combate aos Otários!...



A OTA está na ordem do dia e há verdadeiras e espantosas coincidências.
Consultei o Dicionário para saber o significado de otário. Pois, segundo o Dicionário Universal da Língua Portuguesa da Texto Editora, 8ª edição-2002, revista e actualizada, ele aqui vai.
Otários: nome vulgar de um género de mamíferos carnívoros pinípides…e cujo tipo é a otária
Pinípede: ordem dos mamíferos subaquáticos a que pertence a morsa e a foca
Otária: espécie de foca das regiões antárcticas
Otário (gíria): tolo, ingénuo
Foca (provincianismo): buraco
Mamíferos e carnívoros já todos sabíamos. Passamos a saber que os também são pinípedes, por pertencerem à ordem dos subaquáticos. Justifica-se plenamente: a Ota é atravessada por três ribeiras, é zona pantanosa e tem tanta água que o aeroporto só poderá ser construído por cima de 265.000 estacas de vinte metros de comprido com uma secção de 2 por 2 metros, como refere um dos relatórios já citado no 4R pelo Tavares Moreira.
Por estas naturais razões, os seus promotores são pois verdadeiros otários. Mas são-no também porque são tolos e arrastam alguns ingénuos.
O espécime mais acabado do otário é a foca. Para além de rastejar e nunca voar, no português provinciano significa buraco. Pois é o que nos espera, às mãos dos otários, cair num grande buraco, e do qual não mais nos levantaremos!...
Em legítima defesa, resta-nos pois liquidá-los…enquanto é tempo!... Vamos a eles!...

2 comentários:

  1. Sabe de uma coisa Dr. PC, Otários somos todos nós. Porque enquanto andamos a debater a OTA para cá e para lá, ninguém repara no pequeno detalhe que é o facto do Governo ter ido, literalmente, ao bolso dos pensionistas.

    E essa é que é essa.

    ResponderEliminar
  2. Caro Pinho Cardão,

    Umas das conclusões que chego,é de haver muitos "Otário".

    Pedro Sérgio (Palmela)

    ResponderEliminar