quarta-feira, 4 de abril de 2007

Nem OTA...nem desOTA!...

A irracionalidade da opção pela OTA começa a vir ao de cima.
Elisa Ferreira, ex-Ministra do Ambiente, veio lembrar duas coisas: a primeira de que apenas deu o seu acordo à conclusão dos serviços de que “a OTA tinha menores impactos, era a solução menos má”, e a segunda, de que “nunca vetou Rio Frio”. Mais disse que havia questões fundamentais que deveriam ser clarificadas, nomeadamente a economia do projecto.
João Cravinho, na altura Ministro do Equipamento, também admite que a localização deve ser reavaliada, se surgirem factos novos que ponham em causa a OTA. O Poceirão e as Faias são dois deles.
Paulo Campos, Secretário de Estado Adjunto do Ministro Mario Lino, admitiu a possibilidade de repensar a localização do novo aeroporto, referindo mesmo que o Governo não é autista.
Por enquanto, o Ministro mantém o seu compromisso pessoal de construir a OTA. Todavia, vai evoluindo. Embora dizendo que não acredita em milagres, o que até se compreende, já vai admitindo que possam existir!... Mas vai ser o maior obstáculo à racionalidade.
Entretanto, e para o exterior, o Governo continuará a afirmar a OTA e a sua dinâmica imparável. Até quando? Até Sócrates poder inflectir, o que fará na precisa oportunidade em que melhor possa capitalizar o facto!...
Portanto, e até lá, embora em aparente ebulição, a OTA fica congelada.
Isto é, nem OTA… nem desOTA!...
Depois disto, ficarão os meus amigos a pensar que sou o mais incorrigível dos optimistas!...
Talvez...mas estou um pouco sonolento, porventura até já a sonhar...mas não é o sonho que comanda a vida?

6 comentários:

  1. Caro Pinho Cardão, como começamos a "postar" EXACTAMENTE à mesma hora e publicámos ao mesmo tempo, podíamos jogar na totolOTA, que acha?

    ResponderEliminar
  2. Cara Suzana:
    Coincidências OTÁrias...desculpe, horárias!...
    Já agora, pedia-lhe para, da minha parte, agradecer à nossa comum amiga, com quem jantámos há dias, a sugestão do título.

    ResponderEliminar
  3. Falando nisso, não eram os inspectores da ASAE que andavam a fechar lOTAs por estas não estarem em condições?

    Eh eh eh eh! Parabéns pelo post Dr. PC, está muito bem :).

    ResponderEliminar
  4. O que verdadeiramente mais me impressiona sobre este assunto é o facto de vir assistindo HÁ 40 ANOS à discussão sobre em que local deve ser implantado o novo aeroporto.
    É realmente triste viver num país assim e com um povo destes.

    ResponderEliminar
  5. Parece que não há maneira de os estudos, os terrenos e o aeroporto propriamente dito formarem um conjunto lógico. Que é como quem diz, "não bate a bOTA com a perdigOTA!"

    ResponderEliminar
  6. Tem razão, Suzana. Até porque não há nenhum estudo técnico que recomende especificamente a OTA. Dizer que há é a grande batOTA, como estão fartos de explicar, por ex., o Prof. Viegas Dias e o Prof. Nunes da Silva e todos os que se têm debruçsado sobre o assunto.
    Essa é que é essa!...

    ResponderEliminar