sexta-feira, 18 de maio de 2007

Tão tenrinhos que eles são!...



O preço da gasolina e do gasóleo tem mantido uma tendência constante de aumento, ultrapassando já 1,5 euros o custo do litro da gasolina nas bombas da Galp.
É óbvio que defendo o mercado e é óbvio que defendo a liberalização dos preços dos combustíveis. Mas o preço de mercado só funciona na base de uma saudável concorrência, com penalizações fortes para os prevaricadores.
As Autoridades da Concorrência criaram-se precisamente para impor essa mesma concorrência, nomeadamente nos casos em que situações de oligopólio podem levar a uma concertação de preços.
A concertação, no sentido da subida, é óbvia em Portugal; é óbvia, excepto para a Autoridade da Concorrência. Deve ser o único organismo que ainda não viu aquilo que se mete pelos olhos dentro, que as conjunturas de mercado do crude e as conjunturas cambiais deveriam estar a puxar os preços para baixo. E também ainda não reparou que uma das provas da sua inacção está no facto de os lucros da Galp não cessarem de crescer. Ontem, a Galp anunciou um aumento de 30% nos seus resultados trimestrais. É claro que as explicações para o facto iludem totalmente o efeito do preço ao consumidor.
O Presidente e os tecnocratas da Autoridade da Concorrência, atarefados com o estudo de modelos e mais modelos, continuam a pensar que o seu objectivo é produzir estudos e limitarem-se a olhar para eles. Tão tenrinhos se apresentam perante as gasolineiras, que são logo devorados à primeira golfada. Por isto, estas vêm engordando, e de que forma!...

9 comentários:

  1. "Ontem, a Galp anunciou um aumento de 30% nos seus resultados trimestrais. É claro que as explicações para o facto iludem totalmente o efeito do preço ao consumidor." - by P.C.

    Ora esta frase diz tudo o que é preciso de saber sobre a forma como a GALP (e já agora todas as grandes empresas ditas privadas que operam em Portugal e a coberto pelos sucessivos Governos-PT, EDP, etc.) vê os seus consumidores... uns tenrinhos ignorantes e otários que só querem é saber de futebol!

    Senão qual seria a explicação para um aumento de 30% nos seus resultados trimestrais. Seria?:

    a) Despediram funcionários em massa por forma a reduzir os custos com RH?

    b) Reduziram de forma espantosa os custos variáveis/directos com os produtos vendidos, e os "tenrinhos" não se aperceberam dos magnificos resultados destes gurus da gestão?

    c) Aumentaram a margem bruta sobre os produtos comercializados, através de um aumento do PVP e manutenção/redução dos custos variáveis/directos?

    Quem adivinhar qual é a resposta certa ganha, oferecido pela GALP, 2.000 litros de gasóleo (agrícola)! :)

    ResponderEliminar
  2. É aquela autoridade da concorrência para quem, depois de um ano de estudos, passar de 3 operadores de telemóvel para 2 era igual ao litro? Eu conheço gente pior para trabalhar que eles...

    ResponderEliminar
  3. Atenção, a liberalização executada por Durão Barroso limitou-se à liberalização dos preços máximos aquela que mais mossa faz no bolsos dos automobilistas porque a liberalização dos preços mínimos em qualquer gasolineira sempre existiu.Aquela liberalização aos olhos dos contribuintes foi assim um logro.
    A liberalização alias só fará sentido quando o mercado funciona, sem cartéis, o que não é o nosso caso. Aqui exije-se que o Estado intervenha e volte à fixação do preço dos combustíveis. A Autoridade de Concorrência é uma ficção, de concorrência só tem o nome e à semelhança de outras autoridades quando não é completamente ineficaz age sempre em favor das empresas contra o utente.
    Os super lucros da Galp e outras empresas do sector, acarretam e contribuem para o asfixiamento das pequenas empresas e assim da economia nacional, pelo que é perfeitamente justificável a intervenção do Estado.

    ResponderEliminar
  4. Liberalização??? Onde está a liberalização??? Isto é claramente uma cartelização.

    Para estes srs ñ actuarem ou: andam a pé ou ... são fundamentalistas ambientais.

    Os "tenrinhos" como os apelida o Virus tb tem a sua culpa, se as gentes não fossem de brandos costumes, logo viam a força de um povo.

    Há "tenrinhos" que as stão mesmo a pedir. Ouvi um entrevistado dizer que não notava os aumentos dos combustíveis ... pois punha sempre 20 € !!! Outros há que devem ter a gasolina gratuita, pois usam os veiculos como locais de climatização agradável - ligar o carro para usar o ar condicionado...

    ResponderEliminar
  5. O Estado está integrado no crtel. O Estado é o membro meis poderoso do cartel. O Estado é o feliz proprietário de 50% da receita do gasóleo e de 60% da receita da gasolina. O Estado decide unilateralmente qual é a taxa do imposto especial sobre estes produtos. O Estado aplica sempre a taxa máxima deste imposto. O Estado tem uma paricipação na Galp. Que cartel! Que liberalização?

    ResponderEliminar
  6. Caro Arnaldo Madureira:
    Não deixa de ter uma certa razão. Mas há uma Autoridade da Concorrência, com poderes bastantes e cuja administração é inamovível no período do mandato.
    Acontece que esta Autoridade, de tão tarde que actua, se é que actua, mais parece uma Autoridade Anti-Concorrência!...

    ResponderEliminar
  7. Pois é, esqueci-me de escrever que o Estado é o feliz proprietário da AdC!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:01

    Pois é, apesar de se meter pelos olhos dentro, no Parlamento a oposição dorme. De olhos fechados, de facto, nada se vê...

    ResponderEliminar
  9. Está a dormir para ganhar forças, mas é preciso ter cuidado para não se ser assaltado enquanto se dorme.

    ResponderEliminar