É hoje assinado em Lisboa o Tratado Reformador, nova lei fundamental da União Europeia.
O 1º Ministro português, José Sócrates, teve um papel importante na negociação dos seus termos finais e o facto deve ser lembrado.
Também é de assinalar o ter conseguido que a cerimónia de assinatura se fizesse em Portugal, no majestoso Mosteiro dos Jerónimos.
Hoje, por hoje, uma homenagem justa a Sócrates!...
Homenagem devida também a todos aqueles que sonharam o mar e o cumprimento da diáspora, descobrindo novos mundos, A Vasco da Gama e aos que o acompanharam, a D. Manuel I que perpectuou o feito dos descobrimentos, mandando que se construísse o mosteiro, aos arquitectos Diogo Boitaca e João de Castilho, que o traçaram, aos Frades Jerónimos que o mereceram, a D. João III que o mandou ampliar, a todos os que nele empregaram a energia necessária para o erguer.
ResponderEliminarÉ justo assinalá-lo, Pinho Cardão.
ResponderEliminarNa justa medida. E a medida justa é a que refere: congratularmo-nos pelo cumprimento muito honroso do mandato de que a presidência foi incumbida.
A Europa sempre começou aqui, junto ao Atlântico. Espera-se que o seu recomeço, nos Jerónimos, seja auspicioso.
Quanto ao conteúdo do tratado, esse é outro conto. Que ainda agora começou a ser contado.
Só espero que o seja à vista de todos e não à mesa restrita dos que hoje, de novo, brindaram aos "anseios dos povos da Europa"...
Que aconteceu, Pinho Cardão?
ResponderEliminarMeu Amigo acordou hoje muito bem disposto - terá sido a vitória do Sporting que animou as hostes aí em casa?!
Congratulo-me com isso.
Ora aí está, este Tratado é o perfeito espelho de José Sócrates. Traz os chefes de estado todos, leva-os para o mosteiro dos jerónimos, dá-lhes um concerto com os artistas portugueses e é isto. Eu agora pergunto-me. Quando será que ele explica aos portugueses a importância deste Tratado? Sei que Sócrates tirou muitas fotografias, fez muitos encontros e cimeiras, mas quase tudo passou ao lado da boa imprensa internacional. Foram parcas as referências, tendo em conta a importância que Sócrates lhes atribui. Sócrates tem sido o Primeiro - Ministro do Simplex, do documento único automóvel, da internet e das apresentações. Lembram-se dos powerpoints e das pen drives de Sócrates? Aonde estão esses investimentos??? Foi um primeiro ministro das pequenas coisas e mais uma vez aluda a um comentário de Medina Carreira " Este Governo abre as portas dos problemas, mas não os resolve." Põe-lhes um bocadinho de pó de arroz e já está."
ResponderEliminarAcompanho via TV. Foram 20 minutos a ver chefes de estado a desfilar e nem um ponto do que o Tratado vai muda na minha vida. É isto Sócrates. Resta-me esperara que pelo menos, tenha algum efeito no turismo. Se bem que nem isso existirá. Os comunistas estiveram sempre que poderam a insultá-los. Enfim. É este o triste retrato de Portugal.
É caso para dizer, muita muita parra e muito pouca uva.
Saudaçõe Republicanas
Também me interrogava, meu caro Tavares Moreira, que bicho - benéfico!- tinha mordido ao Pinho Cardão para este post tão elogioso.
ResponderEliminarO meu Amigo deu a resposta certeira: foi mesmo a alegria lá de casa com uma justa vitória leonina.
Já lá vai o tempo do orgulhosamente sós e, por isso, devemos encarar este evento como um acontecimento normal, sem o empolarmos em demasia, visto que é apenas um acto consequente duma opção; assim sendo, as estrelas somos todos nós, os europeus.
ResponderEliminarO que é anormal e inconsequente, e por isso deve merecer a nossa contestação e repúdio, é este estado de letargia em que o país se encontra há anos a esta parte, e que parece querer perpetuar-se. Porque será?
-Não acredito que sejámos mais burros que os restantes europeus...
Temos é tido um azar do caraças com estes pinóquios vaidosos que nos governam, que apenas se preocupam com a sua promoção social a nível da Europa!
Será que algum destes está com um olho no burro e o outro no cigano!?
Sinceramente, a mim parece-me que sim...
PS
ResponderEliminarE tive que voltar atrás porque está-me aqui atravessado...
Caro Drº Pinho Cardão muito sinceramente: pela primeira vez, não gostei de um post seu!
ehehehhehe
ResponderEliminarInvisivelmente contrariado...
Meus Caros TMoreira e Ferreira de Almeida:
ResponderEliminarComo sabem, sou uma pessoa justa: elogio quando o louvor é devido e critico, quando a crítica é merecida!... Isto é, não sou um maldizente, mas um sujeito equilibrado...
Posto isto, acho que Sócrates teve mérito. E, quando é assim, louvor ao Sócrates. Aliás,e como têm visto, tenho-lhe ministrado bastante cicuta!...Estou mesmo a preparar mais uma dose reforçada para amanhã!...
Quanto à vitória do leãozito, foi uma boa vitória, que encheu de alegria os meus amigos e que a minha cara-metade festejou com grande alvoroço. As raridades são sempre valiosas!...
Caro Invisível:
Enfim, terei que caprichar em compensá-lo abundantemente um dia destes, talvez já amanhâ!...
Desde que entrou para a CEE, actual UE, Portugal tem feito o possível e impossível por estar sempre na linha da frente integracionista
ResponderEliminarQualquer que seja a política, nunca se analisa se tem ou não vantagens, a única pergunta é "reforça a integração?". E se reforça assinamos.
Ao fim de 22 anos estamos na fossa, estamos na maior crise desde as guerras liberais do Século XIX.
Entra pelos olhos dentro que era altura de analisar a política que tem sido seguida. Mas, não, faz-se o possível e impossível por integrar ainda mais e, pior, diminuir a nossa influência e poder de negociação.
O futuro afigura-se muito negro...
A DIGNIDADE DO LEÂO (leoas incluídas ...) é demasiado elevada, para permitir qualquer reacção à provocação jactante do "Dragoum" !!!!
ResponderEliminarSer do Sporting não é para todos.
De facto ....
:-)))))))
Parabéns pelo destaque no jornal Público de dia 14de Dezembro "Blogues em Papel"
ResponderEliminar