A ' Unica' deste fim-de-semana vai abordar a moda do ambiente e o ambiente na moda.
Promete opinar sobre as razões da adesão às causas ambientais daqueles que dependem da moda como de pão para a boca, as estrelas como Leonardo DiCaprio, Brad Pitt ou Natalie Portman.
Percebo do resumo do artigo que o seu autor desconfia da honestidade e generosidade das intenções do estrelato quando adopta boas práticas ambientais e faz disso publicidade. Mais do que a crença na perdição do planeta e a esperança na sua redenção ecológica, por detrás do declarado amor à natureza estarão afinal razões de marketing pessoal, de promoção de imagem. Porque a protecção do planeta está na moda e não há estrela que se aguente no firmamento sem fazer parte dela.
Percebo também que o exemplo dos grandes nomes do show business chame mais a atenção para o tratamento dispensado ao tema (sendo certo que também existem os que, no mesmo meio, se fazem notar por acharem que o aquecimento global, a perda de biodiversidade ou todos os outros temas da actualidade ambiental não passam de patranhas!).
Mas a verdade é que a ´Única´ não precisava ir tão longe para observar o fenómeno. O ambiente é também o abono de família de muitas "estrelas" deste cantinho à beira-mar plantado.
Na política e fora dela, há por aí muita gente a ganhar a vida à custa da ecologia, sonhando um dia viajar de jacto privado, borrifando-se para as emissões.
Tal com as estrelas ecologicamente puras. As outras. As dos verdeiros filmes.
Sim, é politicamente correcto e um investimento seguro em matéria de imagem. Além disso essas estrelinhas tratam também de dar ou de captar fundos para os mais diversos interessados, são máquinas de marketing que "vendem" o ambiente da mesma forma que fazem anúncios para sabonetes, se o produto é bom ou mau isso agora cabe aos "consumidores" dessas teorias fazerem aselecção. Mas que é cada vez mais difícil distinguir, isso é, com o risco do descrédito para essas teses em geral, o que é contraproducente.
ResponderEliminarCaro José Mário
ResponderEliminarA defesa do "planeta" é um tema da actualidade, com uma audiência nascida da globalização. É por isso um tema muito apelativo, diria mesmo irresistível, para grandes estrelas - pessoas e organizações - que aí encontram rampas de lançamento de importantes centros de proveitos, envoltos num marketing espectacular. Um marketing sedutor que reduz ao silêncio os seus críticos, pois não seria politicamente correcto colocar em causa tão nobres ideais e lutas pela defesa do ambiente.
Não há dúvida, o ambiente pegou moda!
Caro Ferreira de Almeida:
ResponderEliminarClaro que 99% nem fazem qualquer ideia do que vêm promovendo. Sabem é que se promovem a eles próprios.
Outros viram no ambiente um nicho de mercado para os seus negócios de palestras e conferências, como Al Gore.
Por mim, gosto de ver as estrelas no céu e no cinema; se as vejo falar de grandes causas, cheira-me logo a propaganda e dá-me uma vontade imediata de pensar o contrário...