sábado, 13 de setembro de 2008

Por caminhos da Dácia e da Trácia I


Uns dias na Roménia e na Bulgária, passeando e confrontando o conhecimento livresco da sua história, religião, cultura e economia, traduzida nas estatísticas, com a realidade e a vida do dia a dia.
Países vizinhos, muita coisa os separa, do alfabeto, latino, o romeno, cirílico, o búlgaro, aos recursos naturais, que privilegiaram a Roménia.
Traço saliente da cultura romena é a acentuação da sua raiz ocidental e latina, como Província que foi do Império Romano, a Dácia. O nome, Roménia, ou România traduz, mais do que tudo, esta ligação perene à cultura ocidental. Aspecto essencial da sua tradição, ganha enorme predominância no Museu de História da Roménia, em Bucareste, onde avulta uma imponente cópia do segmento da Coluna de Trajano erigida em Roma, onde é mencionada a conquista da Dácia, no ano 107 D.C.
Outro traço predominante da sociedade romena é a ligação à fé cristã. Dominada pelos Império Otomano durante 500 anos, a sua população soube sempre preservar, para além da língua, a sua identidade religiosa. Tendo resistido ao domínio muçulmano e, depois, às purgas, perseguições e ao encerramento dos templos por parte do regime comunista, os cristãos constituem cerca de 97% da população, 87% da Igreja Ortodoxa e os restantes de outros credos cristãos.
A Roménia, enquanto país, nasceu apenas em 1859, pela união dos Principados da Valáquia, ao Sul e da Moldávia, ao Norte, constituindo-se como Estado monárquico. Juntou-se-lhe depois a Transilvânia, Província central, após os arranjos territoriais subsequentes à 1ª Grande Guerra.
A Roménia teve apenas quatro reis. A escolha do primeiro rei reveste-se de aspectos verdadeiramente singulares que, por não serem muito conhecidos, mencionarei a seguir.

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