quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Para todos os cegos!...

Com título bem interessante, Para todos os cegos, o ilustre comentador do 4R, Fartinho da Silva, incluiu em comentário aos meus posts anteriores, Um estado de cegueira e A Avaliação, um artigo do Público de ontem sobre a avaliação dos Professores.
Pelo seu conteúdo e pelo testemunho que encerra, aqui se deixa o link do referido artigo, Pesadelo burocrático e desobediência à lei.

6 comentários:

  1. "a insistência do governo no actual modelo está a degradar como nunca o sistema educativo nacional e a pôr em causa o normal funcionamento das escolas. E esta ministra ficará seguramente na história como a maior desgraça que se abateu nos últimos tempos sobre a educação em Portugal"

    Não fosse esta ministra e tínhamos a educação da Finlândia ou do Canadá. E o outro antes? Bem, o outro antes foi a maior ameaça que a educação portuguesa teve. Isto sem falar no que esteve antes desse. Esse então nem falar. Pior que esse, só o que lá andou antes. Embora não se perceba como é que a educação sobreviveu ao anterior a esse.

    Bom foi aquele que lá esteve em que os professores nem precisaram de fazer greve porque esse é que defendia a causa da educação pública. Era o....ora deixa cá ver... era o...


    Sebem que mais? PQP!

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  2. Caro Tonibler,
    Nem é a falta de elegância do seu comentário que me impressiona, é mesmo a sua recusa em verificar os factos.
    Não tenho dúvidas acerca da dificuldade em gerir o nosso sistema de ensino e estou mesmo convencido de que enquanto a responsabilidade central da gestão das escolas não for das próprias escolas, o que sem dúvida motivaria fortíssimos protestos dos sindicatos, mas não necessariamente de muitos professores, não há solução.
    Lembro-me bem de muitas contestações anteriores.
    Mas não me lembro de um movimento tão amplo de pedidos de reforma antecipada como actualmente.
    Isso, mais que a dimensão das manifestações, justificaria pelo menos fazer que parasse dois minutos para pensar no assunto a partir do que realmente se está a passar nas escolas e não a partir de esquemas mentais completamente formatados e independentes da realidade.
    henrique pereira dos santos

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  3. Caro Santos,

    Se concorda comigo quanto à solução, então também concorda que é perfeitamente irrelevante a dimensão da contestação, pelo simples facto de estarmos a falar do ministério da educação e não do ministério dos professores.

    E repare que o meu comentário sem elegância também ignora outros factos sem relevãncia para o problema, como a idade do universo e a estrutura molecular do di-cloro-di-fluoro-metano que, espero, não o impressione em demasia. Este à parte tinha que ser feito, senão arriscava-me a que este comentário revelasse uma elegância da qual sou completamente desprovido.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Muito lhe agradeço, caro Pinho Cardão, por ter publicado tão descritivo artigo.

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  6. Agradecemos-lhe nós, por tê-lo suscitado!...

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