terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Os lampiões de inverno


Apareceram em força este ano. São folclóricos e atraem pela cor... mas dão muito pouca luz...
Normalmente, atingem o maior brilho no momento em que não são precisos... no verão, por alturas do defeso!...
E no inverno apagam-se, quando os donos menos o esperam!...
Mas que importa, se o marketing é poderoso!...

10 comentários:

  1. Não há pachorra para aguentar tanto facciosismo junto e uma doentia obsessão clubista,quando não até,o insulto barato e mal educado a quem não professa a sua profissão de fé clubista.Uma vez tem graça .Insistir permanentemente é mau gosto.Um blogue destes e até a qualidade intelectual do autor mereciam melhor sorte.Isto para não invocar a seriedade e rigor dos temas e das abordagens dos restantes autores.Mas enfim ninguém é perfeito.

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. José Manuel Constantino:

    No 4R não se ofende ninguém, nem há qualquer intenção de o fazer.
    Mas o 4R não está fechado ao que se diz e escreve por aí, seja no desporto, na política, nas artes ou na cultura. Da opinião e do comentário vivem os blogues.
    Ontem, tive que andar bastante de carro. De manhã, ouvi que a RDP, serviço público que pagamos, afectar uma parte considerável do seu tempo ao debate com os ouvintes sobre os campiões de inverno, de futebol, claro. À tarde, no noticiário desportivo que se segue à informação das meias-horas, lá vinham uma peças de entrevistados a anteverem determinado clube como já campeão.
    Claro que muitos acharão bem esta campanha persistente de glorificação de uns e de minimização de outros. Alguns, nem por isso. Eu, por exemplo, que pago, ou ajudo a pagar, a RDP.
    Por vezes, no blog, excepção no número de textos que publico, falo no Benfica. Creio que de uma maneira leve, sem ofensa a quem quer que seja, coisa que não está na minha maneira de ser e, muito menos, por questões futeboleiras.
    Muita gente vê o cisco no olho do vizinho e não vê a trave à sua frente. Não creio que seja o caso do Dr. José Manuel Constantino, que tenho por pessoa ponderada, educada e honesta. Mas, de facto, ninguém é perfeito. E o tom do seu comentário parece-me andar longe, muito longe, dessa qualidade.
    Não esmorece por isso a consideração que tenho por si, não pelo conhecimento pessoal que temos, vimo-nos uma vez, mas pela obra que deixou nos sítios onde esteve.
    Tomo isso como um desabafo...
    Desejo-lhe o melhor Natal e um excelente Ano Novo.

    PS: Tenho dois filhos benfiquistas, com lugar de fundadoe e cativo no Estádio da Luz. Pensei neles, quando fiz o texto. Acha que os queria ofender?

    ResponderEliminar
  3. As minhas desculpas pelo erro ortográfico, na 6º linha, de chamar o Benfica "campião". Se o for, que seja um grande campeão!...

    ResponderEliminar
  4. Caro Dr. José Manuel Constantino:
    Sugiro-lhe mais um humorístico post do Francisco José Viegas, no Origem das Espécies, sobre o assunto.
    http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/915328.html

    Para desanuviar...
    Sans rancune...

    ResponderEliminar
  5. Dr.Pinhão Cardão
    Reli vários dos seus textos onde desenvolve com particular acutilância e prazer o seu anti-benfiquismo militante.Papoilas saltitantes ou lampiôes não são própiamente formas polidas de tratar quem se identifica com o Benfica .Pessoalmente era incapaz de tratar publicamente um adepto do Sporting ou do F.C.Porto pelos calões com que homólogamente são identificados.Dito isto peço desculpa do registo que utilizei.Reconheço que exagerei.Mas,desculpe-me também a franqueza, o Dr.Pinho Cardão andava há muito a pedi-las.Admiro o que escreve ,mesmo no seu anti-benfiquismo revejo-me em muitas das criticas que faz a uma comunicação social subserviente ao clube da capital,mas entendo que a crítica não carece de utilização de formas que não respeitem convicções alheias.Fico-lhe por isso grato que entenda as minhas palavras como um desabafo de quem abre o blogue para ler o que se escreveu neste dia e o que encontra é um mais texto sobre "os lampiões".Votos sinceros de Boas Festas!

    ResponderEliminar
  6. Caro Dr. José Manuel Constantino:

    Como sabe, Papoilas saltitantes é um verso de um Hino do Benfica, por sinal muito bonito, cantado por Luís Piçarra. Aqui vai um excerto.

    Ser Benfiquista
    É ter na alma a chama imensa
    Que nos conquista
    E leva à palma a luz intensa
    Do sol que lá no céu
    Risonho vem beijar
    Com orgulho muito seu
    As camisolas berrantes
    Que nos campos a vibrar
    São papoilas saltitantes

    Escolhi, pois, para título da série satírica uma denominação poética, cantada e sabida de cor, ao longo dos anos, por milhões de benfiquistas.É uma homenagem ,não uma ofensa.
    Lampião é uma denominação mais plebeia dos benfiquistas, como era os "andrades" dos portistas. E, se poderão ser algo pejorativas por algum tom que lhes seja dado, não é esse o tom que lhes dou. Apenas uma brincadeira.
    Seja como for, creio que o assunto está esclarecido.
    Gosto de ler os seus blogs e ficamos satisfeitos que venha ao nosso 4R.
    Por último: olhe que não sou anti-benfiquista, como diz. Paguei, durante anos, as quotas dos meus filhos benfiquistas, enquanto eles não ganharam para o poderem fazer. Sou pois um contribuinte líquido dessa agremiação.

    ResponderEliminar
  7. O Problema do lampião da moda é que é muito sensivel ao sopro de um apito dourado.

    Acho que nesta semana natalicia o major do apito vai ter três meninas e não duas, como é usual, sempre que anda no "paquiderme"

    ResponderEliminar
  8. Caro blogger e leitores,

    e já nos perguntámos porque é que, nos últimos 15 anos, o lampião piscou menos?
    Que fizemos, cada um de nós, para denunciar e erradicar a corrupção da vida pública e, também, do desporto, futebol em particular?
    Se há coisa a que não estou disposto é a festejar ou branquear títulos ganhos da forma que as escutas (penalmente inválidas, mas socialmente muito esclarecedoras) revelam...
    Feliz Natal a todos!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar