sábado, 12 de setembro de 2009

Mais debates: the show must go on!...

Nos debates, os candidatos disseram o que entenderam, puderam ou acharam por bem dizer.
Após os debates, os comentadores explicam aos cidadãos aquilo que os candidatos deveriam ter dito ou aquilo que eles próprios desejavam que dissessem.
Neste afã, alguns até explicam aquilo que os candidatos nunca disseram ou mesmo pensaram.
Para o espectáculo ser completo, e o pobre cidadão ficar finalmente esclarecido, os candidatos deveriam agora ser chamados a comentarem os comentadores.

10 comentários:

  1. Excelente análise,

    O problema da nossa "independente" comunicação social é mesmo esse! Os nossos caros comentadores chegam mesmo a dizer como é que José Pinto de Sousa deveria fazer para vencer os debates, apesar de 5 minutos antes terem afirmado que o mesmo José Pinto de Sousa os tinha vencido!

    Achei deveras curiosa a análise ao debate de ontem, os comentadores de um dos canais do maior grupo de comunicação social português chegaram a discutir o programa eleitoral do Bloco de Esquerda apesar de Francisco Louçã não ter estado em debate algum!

    Outra característica do debate entre comentadores foi o facto de terem afirmado que o PSD não discutiu o seu programa. Espantoso. Estes independentes comentadores, no seu afã de tentar defender o grande líder da nação, nem sequer repararam que o único programa que não foi discutido foi precisamente o programa do Partido Socialista!

    Estou convencido que no dia 27 de Setembro a independente comunicação social portuguesa terá a resposta que MERECE, mas a candidata do PSD e o candidato do BE devem estar muito concentrados nestas duas últimas semanas, porque se partirem uma pestana ou quebrarem um cabelo, terão quase toda a comunicação social em cima...

    ResponderEliminar
  2. Os debates, estes debates, tornaram-se num mero jogo de espelhos, num puzzle de aparências, numa comparação de gaffes e trejeitos...

    www.odivademaquiavel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Diz muito bem, caro Fartinho da Silva.
    Alguns comentários aproximam-se do ignóbil.

    Como também diz bem o caro Núncio, devendo no entanto conceder que, no jogo da imagem sem conteúdo e da aparência sem substância que são os debates, Manuela Ferreira Leite apareceu tal qual como é.
    Pode-se gostar ou não, mas é autêntica.

    ResponderEliminar
  4. Oh meu caro Pinho Cardão, eu sei que o meu caro pensa pela sua própria cabeça, e tem grandes pensamentos, senão ia achar que o meu amigo só tem essas críticas todas ao debates porque a Drª Ferreira Leite não deu a «abada» que se esperava a ninguém, ou até bem pelo contrário.

    E ainda por cima, o PSD que fez tanta força para estes debates terem lugar nestes moldes do mano a mano...

    É que os comentadores sempre estiveram lá desde sempre, há décadas, só mudam as caras, portanto, não é para si uma completa surpresa a existência de comentadores de debates, pois não?

    Saudações!

    ResponderEliminar
  5. Caro CMonteiro:
    Fico perfeitamente desvanecido quando uma pessoa esclarecida, como o CMonteiro diz que eu tenho grandes pensamentos!...Mil agradecimentos.
    Posto isto, eu não fiz qualquer crítica aos debates. O que critico é o show-off que as televisões fazem, explorando as prestações dos pobres dos candidatos. Dizendo muitas vezes que eles disseram o que eles nunca disseram, nem talvez pensaram.
    O show televisivo dos comentadores é motivado apenas e só pela necessidade de criar produto televisivo; no fundo, é uma afronta aos telespectadores, que não precisam de mediadores ou de tradutores para entenderem a mensagem dos políticos.
    Aliás, e com maioria de razão, sempre me pareceu aviltante que, depois de uma entrevista ou de uma mensagem do 1º Ministro ou do PR, sejam eles quais forem, e cujo conteúdo merece respeito, apareçam logo, e de imediato, os comentadores a desfazerem no que ficou dito. Os cidadãos têm capacidade de discorrer e interpretar as palavras.
    Não se trata de informação, mas de negócio.
    Nada tenho contra o negócio, mas chame-se e trate-se como tal. E, se se faz, que se faça às claras. As televisões que assumam quem apoiam ou desapoiam. Agora, apoiar ou criticar sob a aparência de neutralidade é que está mal.
    Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Pinho Cardão,

    Ficar "desvanecido" é muito poético! :)

    Mudando de assunto: Uma vez havia uma militante do PSD, dos meus «conhecimentos», que foi à apresentação do livro deste ilustre blogue, e da qual andei a fugir o tempo todo lá na FNAC (sou tímido). Pois bem, é candidata nas próximas autarquias e figura importante lá da concelhia, e mais não digo, para preservar a identidade dela e minha.

    Perdi a minha grande oportunidade de entrar na política, caramba...

    Porquê que partilho isto consigo? Sei lá, o meu Amigo já sabia, e achei por bem po-lo a par. Permita-me.

    :)

    ResponderEliminar
  7. Caro CMonteiro:
    Por acaso, não sei... Mas olhe que alguns encontros de 1º grau não são nada de desperdiçar...
    Aliás, poderia juntar-se o útil ao agradável, que era ter o CMonteiro a militar no PSD!...
    Bem, mas há sempre uma nova oportunidade. Tenho a honra de lhe anunciar, e aos leitores, em primeira mão, que no dia 23, 4ª feira, vamos lançar outro livro do 4R, na FNAC do Colombo, pelas 18 horas. Espero então que ultrapasse a dita timidez e me apresente a ilustre militante. O tempo se encarregará de fazer o resto...

    ResponderEliminar
  8. Muito bem visto este seu come´ntário, caro Pinho Cardão, o caro cmonteiro é convidado em primeira mão e lá terá que se preparar para novos encontros, ao menos já vai avisado! Mas espero vê-lo lá e ter o gosto de o cumprimentar, como da 1ª vez (mesmo que discorde, como de costume :)

    ResponderEliminar
  9. E como de costume, vai ser um prazer rever os meus amigos!

    ResponderEliminar
  10. Agradecidos pela deferência!...

    ResponderEliminar