domingo, 6 de setembro de 2009

Não há estatuário que lhe valha!...

“…Arranca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura, informe, e, depois que desbastou o mais grosso, toma o maço e o cinzel na mão, e começa a formar um homem, primeiro membro a membro, e depois feição por feição, até a mais miúda: ondeia-lhe os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, afila-lhe o nariz, abre-lhe a boca, avulta-lhe as faces, torneia-lhe o pescoço, estende-lhe os braços, espalma-lhe as mãos, divide-lhe os dedos, lança-lhe os vestidos; aqui desprega, ali arruga, acolá recama, e fica um homem perfeito, e talvez um santo que se pode pôr no altar…”.
P. António Vieira no Sermão do Espirito Santo, considerado uma das mais belas prosas escritas em língua portuguesa.
Nem o melhor estatuário do mundo conseguiria fazer de Carlos Queirós uma figura de treinador de futebol.

5 comentários:

  1. Ou os estatuários "perderam a mão", ou a rocha a dureza... era incapaz de supor, que algum dia iria assistir num debate televisivo, a uma cena de sexo ao vivo entre o SG do PCP e o PM.
    Bom, sexo é exagero, mas beijos na boca, com línguas enterlaçadas... isso é inegável.
    Sinal de que os cinzeis ´perderam a tempera, caro Dr. Pinho Cardão.

    ResponderEliminar
  2. Falta-nos treino num desporto em que o adversário também pode jogar e que o árbitro seja imparcial .

    ResponderEliminar
  3. Caro Bartolomeu:
    Assim mesmo, caro Bartolomeu? Se o meu amigo o diz...mas, francamente, custa-me acreditar que o Jerónimo fizesse uma coisa desas...

    Caro Tonibler:

    Temos então que treinar mais, mas falta o treinador...

    ResponderEliminar
  4. Não sei se a trecho citado de O Estatuário se pode aplicar ao Carlos Queirós nem se houve cenas de sexo entre o SG do PCP e o PM. O que sei é que este belo trecho de prosa vinha no meu livro de leitura da 4.ª classe e nós líamos e compreendíamos o sentido, podíamos fazer ditados dele sem erros e dividir as orações. Como é diferente agora o ensino em Portugal!

    ResponderEliminar
  5. Caro Freire de Andrade:
    Isso agora causaria traumatismo de tal monta aos alunos que nem meia dúzia de psicólogos e assistentes sociais resolveriam.

    ResponderEliminar