Aqui vai, especialmente a pedido de vários comentadores.
Sou patriota, olho o futuro e, como Sócrates, também sou por um novo Aeroport. Mas, francamente, Alcochete é a pior decisão e o pior dos sítios para o Aeroport.
Primeiro, por uma questão de imagem política: a ser verdade que o governo conseguiu que Alcochete lá tivesse o seu Freeport, não seria conveniente voltar ao local do "crime" e dar-lhe também um Aeroport...
Segundo, por uma questão de luta contra o açambarcamento e os monopólios: se Alcochete já tem o seu Freeport, é justo que a OTA tenha o seu Aeroport.
Terceiro, porque o investimento público é virtuoso por aumentar a riqueza de alguns e a OTA apresenta maiores potencialidades de alargar essa virtude do que Alcochete.
Sou patriota, olho o futuro e, como Sócrates, também sou por um novo Aeroport. Mas, francamente, Alcochete é a pior decisão e o pior dos sítios para o Aeroport.
Primeiro, por uma questão de imagem política: a ser verdade que o governo conseguiu que Alcochete lá tivesse o seu Freeport, não seria conveniente voltar ao local do "crime" e dar-lhe também um Aeroport...
Segundo, por uma questão de luta contra o açambarcamento e os monopólios: se Alcochete já tem o seu Freeport, é justo que a OTA tenha o seu Aeroport.
Terceiro, porque o investimento público é virtuoso por aumentar a riqueza de alguns e a OTA apresenta maiores potencialidades de alargar essa virtude do que Alcochete.
Quarto, porque Alcochete daria um Aeroport para durar cem anos. O que vai retirar aos nossos actuais políticos a oportunidade de construir outro daqui a uns tempos, e aos nossos ecologistas a oportunidade de novamente se expressarem no contra...
Quinto, porque oficialmente existe um deserto em Alcochete e não se faz um Aeroport no deserto. Depois, porque vai provocar uma enorme pressão demográfica no deserto, com os malefícios consequentes sobre o deserto.
Sexto, porque Alcochete é um terreno plano, sem montanhas circundantes. O que impede, no céu, o exercício pleno dos “skills”, conhecimentos e virtualidades da pilotagem e, na terra, o exercício enriquecedor de vastas movimentações de terras.
Sétimo, porque se trata de um terreno seco, não pantanoso e não atravessado por rios. O que impede naturais obras de estacaria e consolidação dos terrenos, e não permite dar continuidade à experiência adquirida em Macau.
Oitavo, porque não tem montes por perto que precisem de ser arrasados, ou centrais de combustíveis, que precisem de ser removidas. O que impede a obtenção de recomendáveis sinergias de obras públicas.
Nono, porque apoio Manuela Ferreira Leite, e o aeroporto em Alcochete é o aeroporto natural da Estremadura espanhola e de uma parte da Andaluzia. O que implica invasões, por carro e TGV, de milhares de espanhóis, e de lá “nem bom vento, nem bom casamento”.
Décimo, porque se trata de um terreno do Estado, que não exige expropriações. O que implica defraudar legítimos direitos adquiridos.
Undécimo, e fundamental, porque fiz parte da tropa no Campo de Tiro, como aspirante miliciano, durante seis meses, e não posso ver esse local assim desfeito!...
Duodécimo, e ainda mais fundamental, sou pelo novo Aeroport, porque não quero contrariar Sócrates antes de ele perder as eleições. E sou pela OTA, para não me acusarem de seguidista!...
Aqui está o meu pesamento sobre essa coisa...
(Adaptação de texto publicado em 12.01.08)
Quinto, porque oficialmente existe um deserto em Alcochete e não se faz um Aeroport no deserto. Depois, porque vai provocar uma enorme pressão demográfica no deserto, com os malefícios consequentes sobre o deserto.
Sexto, porque Alcochete é um terreno plano, sem montanhas circundantes. O que impede, no céu, o exercício pleno dos “skills”, conhecimentos e virtualidades da pilotagem e, na terra, o exercício enriquecedor de vastas movimentações de terras.
Sétimo, porque se trata de um terreno seco, não pantanoso e não atravessado por rios. O que impede naturais obras de estacaria e consolidação dos terrenos, e não permite dar continuidade à experiência adquirida em Macau.
Oitavo, porque não tem montes por perto que precisem de ser arrasados, ou centrais de combustíveis, que precisem de ser removidas. O que impede a obtenção de recomendáveis sinergias de obras públicas.
Nono, porque apoio Manuela Ferreira Leite, e o aeroporto em Alcochete é o aeroporto natural da Estremadura espanhola e de uma parte da Andaluzia. O que implica invasões, por carro e TGV, de milhares de espanhóis, e de lá “nem bom vento, nem bom casamento”.
Décimo, porque se trata de um terreno do Estado, que não exige expropriações. O que implica defraudar legítimos direitos adquiridos.
Undécimo, e fundamental, porque fiz parte da tropa no Campo de Tiro, como aspirante miliciano, durante seis meses, e não posso ver esse local assim desfeito!...
Duodécimo, e ainda mais fundamental, sou pelo novo Aeroport, porque não quero contrariar Sócrates antes de ele perder as eleições. E sou pela OTA, para não me acusarem de seguidista!...
Aqui está o meu pesamento sobre essa coisa...
(Adaptação de texto publicado em 12.01.08)
É a pior decisão
ResponderEliminarno pior dos lugares,
é esta a conclusão
sem razões vulgares.
Nesta análise perfeita,
séria e fundamentada,
a decisão ficou desfeita
e redondamente fintada.
Pedia para compararem, por exemplo, os preços da alta velocidade entre Madrid e Barcelona.
ResponderEliminarEu fiz a experiência e para minha surpresa o resultado foi o seguinte:
MAD-BAR (TGV) - €110, valor mínimo
MAD-BAR-MAD (Avião) - €60, notar que é ida e volta.
Ver nos sites:
http://www.renfe.es/horarios/index.html
http://www.edreams.pt
Penso que se Ferreira Leite apresentar este argumento calava os Socialistas em três tempos. E de caminho coloca a opinião pública de seu lado.
O transporte de mercadorias será feito por TGV ou será feito por outro tipo de composição?
Eu estava à espera de uns argumentos mais na linha do TGV, porque o aeroporto de Alcochete tem a mesma utilidade do da OTA.
ResponderEliminarGostaria de ver aqui exposto algum comentário sobre a colocação de Professores.
ResponderEliminarNão conheço o processo mas estou a ser vitima dele.
A minha filha entrou este ano para o pré-escolar e ainda não tem professor. Nem sabem indicar uma data para ele chegar.
Tenho também um colega que a esposa é professora e que está desesperada com os concursos este ano, pois, alegadamente, o ministério "esconde" as vagas que estão abertas e as colocações que são feitas. Desta forma não é possível saber se estão pessoas a passar à sua frente.
De referir que ela tem ficado todos os anos colocada.
E Sócrates é anti-italiano e anti-nortenho?
ResponderEliminarEstou farto de ouvir socialistas e outros dizerem que Manuela Ferreira Leite tem um preconceito anti-espanhol por ter dito o que disse no frente-a-frente, sobre o TGV.
Esses senhores que dizem essas barbaridade são estúpidos e querem fazer de nós estúpidos. Então dizer que não será PM para defender os interesses dos espanhóis é ser anti-espanhol?
Aliás, se MFL fosse anti-espanhol não teria aceite trabalhar no Banco Santander durante vários anos. Alguém quer maior prova de que ela não tem problema nenhum com espanhóis? Simplesmente não vamos enterrar mais o país com o TGV, simplesmente porque também faz jeito a nuestros hermanos.
Ou será que esses senhores estúpidos - que tentam distorcer factos, para que estes se tornem armas em favor deles - também acham que José Sócrates é anti-italiano por ter dito que vendeu parte da GALP a Amorim e Eduardo dos Santos "para não deixar cair a GALP em mãos italianas"?
Ou até poder-se-á dizer que Sócrates é anti-nortenho por não permitir que a Sonae tome conta de empresas como a PT ou como a ZON?