Público de 3 de Outubro de 2009, citando fonte oficial
Os fogos são os que as televisões querem que sejam. E em ano eleitoral era de todo inconveniente que os houvesse. Por isso não houve. O ano de 2009 foi um ano santo em matéria de fogos!...
O exigente critério jornalístico assim o determinou.
As estatísticas oficiais estão, por certo, erradas.
Ora nem mais, meu caro Pinho Cardão!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão lhe parece, caro Dr. Pinho Cardão que compete à oposição denunciar estas "metamorfoses"?
ResponderEliminarTem toda a razão, meu caro Bartolomeu. Falta resolver o problema do veículo de transmissão. Não sendo, como se viu, verdade que interesse aos media, como fará a oposição? Transmite por megafone?
ResponderEliminarÉ tudo uma questão de enquadramento.
ResponderEliminarEm primeiro lugar, em ano em que não há eleições, a comunicação social fica sem assunto no Verão e agarra-se ao que pode, ou seja, incêndios, caso os haja, ou carjackings e assaltos a multibancos, quando não há incêndios.
Por outro lado, temos a comparação com o passado que torna tudo um pouco mais relativo.
Se comparar-mos 2009 com 2008, que foi dos anos com menor area ardida, temos de facto um crescimento impressionante. Já se compararmos com qualquer ano do governo anterior temos uma diminuição fantástica.
Em 2003 arderam mais de 400.000 Hectares, enquanto que 2009, com condições meteorológicas semelhantes teve "apenas" 80.000 hectares de área ardida.
Mais palavras para quê!?
Tambem podemos enfatizar caro Dr. JMFA e esmiúçar o oposto, dizendo que nem todas as alturas para denunciar são as que mais favorecem a oposição.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarA nossa "comunicação social" é exactamente igual à nossa "justiça", ao nosso "ensino" e à nossa "economia"; é enfim exactamente igual a "Portugal"!
ResponderEliminarViva a realidade virtual emanada pela oligarquia e comandada desde o Largo do Rato; e todos aqueles que lutam contra este estado de coisas que pensem duas vezes porque "quem se mete com o PS, leva!" uma vez que "aquilo que mais gosto de fazer é malhar na direita"!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarCaro Drº Pinho Cardão:
ResponderEliminarMuito oportuno!. Ia eu a caminho da Praia da Rainha na Costa da Caparica (o Outono tarda em chegar), quando ouvi a notícia na rádio (até já estranhava não a ver aqui devidamente replicada), sobre os números “verdadeiro” de área ardida em 2009, e a respectiva comparação com os anos anteriores, e lembro-me muito bem de comentar com a loirinha o seguinte:
-Estás a ver! Os gajos controlam tudo! Mas eles é que sabem, nós é que somos uns burros, acreditamos naquele “finjudo” do caraças!… Agora é que se vê quem é manipulador, quem esconde as verdades ao pagode!...Têm tudo sob controlo, é um vale tudo! Ela (MFL) é que tem razão em falar de asfixia! Asfixia é também isto, controlar as notícias, dizer só o que convém…Sabes que mais!? Acho que os gajos têm o pessoal todo “acagaçado”, ninguém abre o bico…
Apesar de o resultado eleitoral não ser aquele que eu esperava, abençoada derrota do eng Sócrates, com tanto talento em manipular e dissimular, não sei onde isto iria parar...
Peço desculpa aos mais sensíveis por algumas palavras mais rudes, mas foi isto que eu disse e não sei outra forma de o dizer, senão mentindo…
Caro Dr Pinho Cardão
ResponderEliminarNão viu que está tudo na mão de Sócrates?
Até O Público só dá a notícia em 3 de Outubro!
Televisões, rádios, imprensa,nacionais e regionais, tudo, tudo na longa mão de José Sócrates. Que grande mão! E não há uma mãozinha no PSD para noticiar o fogo?
O que andou a fazer a dra.MFL durante a campanha? Asfixia democrática por tudo e por nada. Seria por causa do fogo que falou em asfixia? Escutas para cá, escutas para lá, ao ponto da Senhora se recusar a viver num País em que um jornal isento fosse objecto de intercepção de correspondência! Semeou os ventos e colheu a tempestade de Outono.
E a crer no Presidente da República, não houve escutas.
Vejo agora que o que houve foi fogo.
Fogo nos campos, fogo no PSD, com uma considerável percentagem de área ardida.
Para além do "fogo amigo", evidentemente, que irá causar ainda maior estragos!
A asfixia total!
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. A área ardida aumentou muito agora no fim de Verão e no princípio de Outono. Por outro lado foram muitos fogos muitos dias mas tirando o fogos do Sabugal no princípio ou meio de Agosto, bastante presentes nas notícias, não houve fogos muito grandes por muito tempo, nem casas em risco (o vento esteve sempre fraco).
ResponderEliminarUma análise mais detalhada deste tema pode ser vista aqui:
http://ambio.blogspot.com/2009/10/e-quanto-gastamos-mais-por-hectare.html
Sempre se poupam informações totalmente erradas como a de que as condições deste ano foram iguais às de 2003.
henrique pereira dos santos
Caro Henrique Pereira dos Santos:
ResponderEliminarExcelente contribuição como, alías, de costume,para o esclarecimento desta candente matéria. Não se concordará com tudo, mas permite enquadrar a situação, para melhor entendimento.
Abraço