quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Reviver tradições...

Hoje é dia de S. Martinho! Reviver as tradições, em particular, na cidade não é fácil. Mas vale a pena fazer o esforço, até porque, no fim, não custa nada. Depois fica a satisfação e uma colecção de recordações do S. Martinho. É bom lembrar as "raízes", é muito bom o convívio, acompanhado do sabor da água-pé e das castanhas.
Diz a lenda que Martinho nasceu em 316 na Sabária, actual Hungria. O seu pai era um soldado romano do exército e deu-lhe uma educação cristã. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia, em Itália, e alista-se no exército Romano, tornando-se um general rico e poderoso. Mais tarde decidiu dedicar-se à vida sacerdotal. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.
Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem, quase nu, a pedir esmola. Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao mendigo para o proteger do frio. Nesse mesmo momento a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.

9 comentários:

  1. Que tradição tão gostosa! Esta semana tem sido a semana das castanhas e das romãs cá em casa. Felicito-a pela bela foto!

    Hoje também é o Dia do Soldado. Recordamos os que pereceram na guerra para que o mundo fosse livre! E em muitos países há celebrações a nível estatal, com a participação dos veteranos. As populações exibem a papoila na lapela para que não esqueçamos...

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=iOdtT7BKghk
    A vida de cada ser, o que vai ser, como vai ser, é um mistério insondável.
    Um dia soldado, dominando e matando às ordens de um imperador que, obedecendo à lei do poder, encerrado num palácio, manda conquistar, matar, subjugar. Noutro dia, uma alma que sente a nudez alheia...
    Ainda ha quem jure que Deus não existe...

    ResponderEliminar
  3. Cara Dra. Margarida Aguiar:
    Belíssima foto.
    Ainda hoje ao lanche (um café e um iogurte) o colega que me acompanhava questionava-me sobre a origem do S. Martinho…
    Confesso que não sabia, e este post peca por tardio! Já imaginou a “figuraça” que eu tinha feito?
    Mas mais vale tarde que nunca, amanhã, zás, puxo a conversa para as castanhas e debito assim a modos que desinteressadamente esta bonita história.
    Agora vou comer as minhas castanhas assadas empurradas por espumante (não gosto de água pé), é assim que me sabem bem.
    A si e a todos os que por aqui passam, desejo um ótimo S. Martinho.

    ResponderEliminar
  4. Cara Catarina
    Obrigada, é a "arte" de uma modesta fotógrafa. Confesso que a mesa estava linda, pintada de tons vermelho e verde, amarelo e laranja, decorada com frutos secos, recipientes de barro e umas ramagens de castanheiro e plátano.
    Ainda bem que nos lembrou o Dia do Soldado. Tantos soldados que merecem ser recordados e homenageados, por tantas causas, por tantas lutas e conquistas...

    Caro Bartolomeu
    Não resisto a transcrever algumas partes da letra da música que lembrou "Tudo o que eu te Dou":

    Eu não sei
    Que mais posso ser,
    Um dia rei,
    Outro dia sem comer,
    Por vezes forte,
    Coragem de leão,
    Às vezes fraco,
    Assim é o coração.

    Eu não sei,
    Que mais te posso dar,
    Um dia jóias,
    Noutro dia o luar,
    Gritos de dor,
    Gritos de prazer,
    Que um homem também chora
    Quando assim tem de ser.

    Tudo o que eu te dou,
    Tu me dás a mim.
    Tudo o que eu sonhei,
    Tu serás assim.
    Tudo o que eu te dou,
    Tu me dás a mim,
    Tudo o que eu te dou.

    Caro Bartolomeu
    A vida é um mistério. Tudo é possível na vida de um homem. Não podemos afirmar o impossível. Quantas pessoas se não arrependem profundamente dos seus actos, mudando completamente as suas vidas? Quantas pessoas largam os seus bens para se dedicarem inteiramente aos outros? Quanto sofrimento pode dar lugar à alegria transbordante?
    Quem pensa na não existência de Deus é porque certamente pensa nele...

    Caro jotaC
    Obrigada pelas suas amáveis palavras.
    Confesso que caprichei para ter uma fotografia bonita para fazer um post para os meus Caros Comentadores.
    Vai muito a tempo de fazer um figurão. Aproveite, se me permite a sugestão, para, enquanto faz o brilharete, saborear umas castanhas.

    ResponderEliminar
  5. Inteiramente de acordo cara Margarida Corrêa de Aguiar...
    «Quanto sofrimento pode dar lugar à alegria transbordante?»
    Grande interrogação, boa amiga. Existira limite para o sofrimento e para a alegria?

    http://www.youtube.com/watch?v=JlfPY8lzwMk

    ResponderEliminar
  6. «Que um homem também chora
    Quando assim tem de ser.»
    Sim, chorei, ao ver este clip... talvez de alegria... solidária com a alegria daquelas crianças...

    ResponderEliminar
  7. Uma fotografia muito expressiva, sem dúvida, quase que dá vontade de estender amão e ir ali fazer estalar a casca da castanha. Além disso o post deu origem a uma conversa muito saborosa que imita bem o convívio no dia de S. Martinho. Não dividimos a capa mas dividimos a prosa, que também é uma forma de aquecer os corações nos dias de Inverno!

    ResponderEliminar
  8. Respondendo à sua pergunta, Caro Bartolomeu, parece-me que não há limites para os sentimentos e as emoções...e os homens também choram!
    Não consegui ver o clip. Há um problema técnico qualquer...

    Suzana
    Dividir é sempre bom...

    ResponderEliminar
  9. Bom dia meus queridos irmãos e irmãs em Cristo, eu sou o Sr Blair James, uma reputação, legítimo e acreditados dinheiro emprestador. Eu empréstimo dinheiro para as pessoas que necessitam de assistência financeira a 3% de taxa de juro. Você tem um mau crédito ou estão a precisar de dinheiro para pagar contas? Permitam-me aproveitar esta mídia para informar-lhe que me ajudar beneficiário fiável como eu ficarei feliz em lhe oferecer um empréstimo.Please escrever com as informações abaixo. Após a resposta, ser-lhe-á enviado um formulário para preencher empréstimo. (Não há verificação de crédito, 100% garantido!) Espero que me permitem ser do serviço a você. Atenciosamente. Contacte-nos via e-mail: (privateloaninvestment2@live.com) com o candidato Informações abaixo:
    Nome Completo:
    País:
    Montante necessário:
    Renda Mensal:

    Atenciosamente,
    Sr. Blair James
    C.E.O / Director
    Private Loan Investment Company
    Londres, Reino Unido
    Telefone: +447045736666

    ResponderEliminar